Home »
27 OCT 2020
BE questiona Governo sobre condições Banco de Germoplasma Animal em Santarém
Por Jornal Abarca

Os deputados do Bloco de Esquerda Ricardo Valente e Fabíola Cardoso, eleita pelo distrito de Santarém, questionaram o Governo sobre as “condições precárias” do Banco Português de Germoplasma Animal em Santarém.

Considerando a riqueza “em raças autóctones” do nosso país e a “importância deste património” num “contexto de crise ambiental e climática”, consideram os autores que urge “efectuar a transição ecológica da agricultura”, alertando que muitas das raças autóctones nos sistemas extensivos e no sector agropecuário “estão ameaçadas de extinção”, tal como reconhece a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária “quando decidiram iniciar a recolha sistemática do material genético das principais raças autóctones de bovinos, ovinos e caprinos”.

Lembra o BE que “o programa de recolha de germoplasma foi implementado com o intuito de salvaguardar o património genético autóctone ameaçado, originando, em Março de 2010, o Banco Português de Germoplasma Animal (BPGA)”.

Após visita ao local onde funciona o BPGA, os deputados do BE relatam um cenário de “condições precárias a vários níveis”. Assim decidiram confrontar o Governo com a situação observada exigindo um “necessário e urgente reforço dos quadros de pessoal do BPGA” de forma a dar continuidade ao trabalho iniciado em 2010, e desafia a administração central a reconhecer juridicamente o BPGA como entidade autónoma.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design