Home »
12 MAR 2023
ÓBITO | À Memória de Armando Fernandes (1945-2023)
Por Jornal Abarca

Faleceu no dia 8 de Março Francisco Armando Fernandes, no Hospital Dr. Manoel Constâncio, em Abrantes, onde se encontrava internado. O homem, de 78 anos, era cronista do abarca desde Junho de 2012.

Armando Fernandes, como assinava, nasceu a 6 de Maio de 1945 em Bragança, mas residia há muitos anos em Rio de Moinhos. O corpo foi a enterrar em Lagarelhos, concelho de Vinhais, no distrito onde nasceu.

Licenciou-se em História pela Universidade Clássica de Lisboa, e fez também o Curso Superior de Bibliotecário-Arquivista na Universidade de Coimbra e era Mestre em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Destaca-se a sua passagem pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde trabalhou como consultor cultural, e exercia funções de investigador na área da História da Alimentação, Costumes e Usanças Alimentares. As suas crónicas no abarca eram, invariavelmente, relacionadas com gastronomia.

Em 2014 venceu o Prémio Internacional de Literatura Gastronómica com o livro “À Mesa em Mação – Carta Gastronómica”.

Armando Fernandes teve, também, um percurso político na fundação do Partido Renovador Democrático, em 1985, sendo próximo do fundador Hermínio Martinho e tendo privado com Ramalho Eanes, a figura mais prominente do partido. Foi deputado na Assembleia da República, pelo PNR, entre 1985 e 1991. Em 2000, aderiu ao Partido Social Democrata.

O jornal abarca preparava, inclusive, um trabalho sobre a relação familiar entre Armando Fernandes e Manuel Buíça, co-autor do regicídio de 1 de Fevereiro de 1908. Armando era neto de um segundo primo de Buíça.

À família enlutada e todos os amigos o Abarca presta as suas mais sentidas condolências.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design