Home »
12 ABR 2023
TORRES NOVAS | 25 de Abril divide-se entre comemorações oficiais e populares
Por Jornal Abarca

As comemorações em Torres Novas dos 49 anos do 25 de Abril de 1974, data do fim da ditadura em Portugal, estão divididas entre as oficiais, organizadas pela autarquia, e pelas festividades populares organizadas pelo grupo “25 de Abril em Movimento”.

No lançamento das iniciativas o grupo lembrou que “a liberdade esteve na rua e o povo foi o seu verdadeiro protagonista. Meio século volvido, o povo continua a lembrar o dia histórico e a contribuir activamente para fortalecer a democracia (…) O 25 de Abril sempre foi popular, porque um não vive sem o outro. As comemorações serão populares, pois só o seu protagonista o pode sentir, respeitando a sua memória, fortalecendo a democracia e olhando para o futuro”. Com isto, garante o grupo, estas iniciativas não pretendem “substituir ou deixar de colaborar com os eventos promovidos pela autarquia”. Serão, assim, um complemento para vincar o cunho popular da revolução.

 

UHF lembram Zeca Afonso
As celebrações organizadas pelo município de Torres Novas terão lugar a 24 e 25 de Abril com um programa que inclui a habitual sessão solene na Praça dos Claras pela manhã do feriado, o baile popular e porco no espeto à tarde, destacando-se a inauguração da Pista Internacional de Pesca do Almonda, pelas 9h45, junto à Ponte da Levada.

No dia 24 de abril, pelas 10h00, no auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, terá lugar a sessão de atribuição de prémios do concurso de vídeos curtos sobre o 25 de Abril em Torres Novas, com o tema “A liberdade e um rio”, destinado a estudantes do concelho e também às universidades seniores ou valências ocupacionais e formativas.

O Teatro Virgínia recebe no dia 25, pelas 17h30, um concerto dos UHF com entrada gratuita mediante levantamento prévio de bilhete, limitado a 4 por pessoa. “A Herança do Andarilho” traz ao palco sete canções de José Afonso adaptadas ao som elétrico e/ou acústico dos UHF, a que se juntam três temas do grupo no fio condutor do legado – a herança – do mais profícuo cantautor português. Simbolicamente, quando passaram 30 anos sobre o seu desaparecimento físico (1987), os UHF editaram um disco baseado na obra de José Afonso e assumiram o legado do trovador, a inquietação que a sua poesia nos propõe sobre melodias de raiz popular, atentas e interventivas. “É dar continuidade à fantástica obra que nos deixou e revelar a semente herdada. É um disco que se faz uma vez na vida…”, nas palavras de António Manuel Ribeiro, produtor do projeto.

Consulte aqui o programa: 

24 de Abril
10h00 . Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes | Atribuição de prémios do concurso de vídeos “A liberdade e o 25 de abril em Torres Novas”

25 de Abril
9h30 . Arruada pela banda da Sociedade Velha Filarmónica Riachense
9h45 . Ponte da Levada | Inauguração da Pista Internacional de Pesca do Almonda
10h00 . Praça 5 de Outubro | Hastear da Bandeira Nacional
10h30 . Praça dos Claras | Sessão solene (com interpretação em língua gestual e transmitida no canal YouTube)
15h00 . Praça dos Claras | Baile Popular com RH+ e porco no espeto
17h30 . Teatro Virgínia | UHF celebram Zeca Afonso (levantamento de bilhete até dia 19 de abril)

 

25 de Abril em Movimento
A comissão organizadora do “25 de Abril em Movimento” surgiu “de conversas informais entre dirigentes associativos, que sentiram e sentem a necessidade de que as comemorações da revolução dos cravos sejam populares, remetendo para a força que pulsou naquele esplendoroso dia de 25 de Abril de 1974”. Integram a comissão a Associação de Defesa do Património de Torres Novas, a Associação de Defesa do Património Histórico e Natural de Riachos, a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Marruas, a Banda Operária Torrejana, o CineClube de Torres Novas, a Comissão de Utentes de Torres Novas, o Colectivo249, o Movimento Democrático das Mulheres, o Grupo Motard Os Marzias, o Montepio de Nossa Senhora da Nazaré de Torres Novas, o Museu Agrícola de Riachos, o Paralelo 39, o Rancho Folclórico de Torres Novas, a União dos Sindicatos de Santarém – CGTP-IN, o Um Colectivo e a União dos Resistentes Antifascistas Portugueses.

A programação começou no dia 4 de Abril com a exibição do documentário sobre Maria Lamas “Um nome para o que sou” e no dia 11 de Abril do filme “Jovem Cunhal”.

No dia 21 de Abril acontecerá o Concerto de Professores, no Auditório da Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes; e, às 21.30h, no Museu Agrícola de Riachos terá lugar o espectáculo musical “Filhos da Revolução”. No mesmo local, a 22 de Abril, acontecerá a performance “Aurora” levada a cabo por Inês Melo.

A 23 de Abril acontecerá no Auditório da Biblioteca o ciclo de debates com os temas “25 de Abril e o PREC”, “Movimentos Ecológicos e pela Justiça Climática”, com abertura do evento por “A Máquina”, com organização do Paralelo 39.

Na véspera do feriado decorrerá um torneio de futebol no ringue de Carvalhal da Aroeira, a partir das 18.00h e, às 23.00h, no Centro Social, Cultural e Recreativo de Carvalhal da Aroeira decorrerá o concerto de Bernardo Branco e Rui Rosa.

No dia 25 de Abril, a partir das 12.30h no Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas, haverá o almoço comemorativo e a partir das 15.30h o desfile entre a Praça 5 de Outubro e o Jardim do Parque da Liberdade.

Para finalizar, a 26 de Abril, às 21.30h, será exibido no Cineteatro Virgínia o filme “O que podem as palavras”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design