Home »
20 JUN 2023
CHMT | Torres Novas sem urgência pediátrica a cada dois fins de semana no verão
Por Jornal Abarca

A urgência pediátrica da Unidade Hospitalar de Torres Novas do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) vai encerrar fim de semana sim, fim de semana não, durante todo o verão, entre Julho e Setembro, operando em rede com as instituições hospitalares da região. Os dias em que este serviço estará suprimido são: 1, 2, 15, 16, 29 e 30 de Julho; 12, 13, 26 e 27 de Agosto; e 9, 10, 23 e 24 de Setembro.

O CHMT explica que “apesar dos esforços dos profissionais de saúde do Serviço de Pediatria para garantir o funcionamento ininterrupto do Serviço de Urgência Pediátrica, não foi possível em tempo útil ultrapassar constrangimentos excecionais que envolvem dois elementos da equipa médica, que aliados ao período de férias de verão dos profissionais de saúde adicionaram maior complexidade nas escalas do Serviço de Urgência”.

Ainda assim, durante os períodos de contigência será efectivada uma estratégia com outros hospitais da região “para assegurar à população previsibilidade, segurança e confiança, otimizando os recursos disponíveis”. Nos próximos três meses, ou 90 dias, haverá, assim, um total de 14 dias de funcionamento condicionado, em fins de semana alternados, nos quais os médicos pediatras que se encontram ao serviço do CHMT garantem apenas apoio à urgência interna e aos doentes já admitidos na instituição.

Nestes curtos períodos de contingência, os doentes emergentes da região do Médio Tejo que necessitem de assistência inadiável e transporte de ambulância serão reencaminhados diretamente pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), para o Hospital Distrital de Santarém (HDS) ou para o Centro Hospitalar do Oeste, em Caldas da Rainha. Esta articulação, previamente coordenada pela DE-SNS, faz parte da gestão cabal em rede das urgências hospitalares.

O CHMT sublinha que a Neonatologia e o Serviço de Ginecologia-Obstetrícia do CHMT, localizados na Unidade Hospitalar de Abrantes, não estão sujeitos a quaisquer condicionamentos durante os meses de verão, estando a funcionar ininterruptamente.

Os pais das crianças que não tenham conhecimento dos constrangimentos excecionais que vão ocorrer quinzenalmente no Serviço de Urgência Pediátrica de Torres Novas terão sempre garantido o registo, observação e triagem da criança, para apurar da gravidade da sua condição de saúde. Se esta exigir transferência hospitalar para outra unidade, esta será assegurada pelo CHMT, com o respetivo acompanhamento por profissionais da instituição especializados em saúde infantil.

Todos os pais e utentes que os Serviços de Urgência Hospitalares prestam cuidados altamente diferenciados, em situações de emergência ou urgência, doença aguda, referenciadas pelo médico assistente, centro de saúde,  ou pela Linha SNS24 (808 24 24 24). A Urgência Hospitalar não é, pois, a primeira linha de resposta médica. Aos primeiros sinais de doença na criança ou jovem, devem ser iniciados os cuidados gerais em casa, como a hidratação e o antipirético. Antes de qualquer ida a uma unidade hospitalar, deve sempre ligar SNS24 (808242424), uma linha telefónica gratuita de saúde pública, 24 horas disponível, onde profissionais de saúde estão prontos para ouvir, avaliar e encaminhar para a resposta mais adequada – seja o hospital, ou a consulta nos cuidados de saúde primários.

O CHMT “lamenta o inconveniente provocado à população por esta situação que é excecional, e para a qual a administração continua a tentar encontrar uma solução” deixando, no entanto, a garantia de que “esta contingência planeada, durante um curto período, assegura mais previsibilidade e segurança aos utentes, do que suspensões da prestação de cuidados de saúde intermitentes e não programadas, que acabam por ter consequências inesperadas no atendimento às crianças e adolescentes da região”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 71%     Sim
 29%     Não
( 405 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design