Home »
21 JUN 2023
ALCANENA | Alcides Calçada reconhecido por ajudar piloto vítima de acidente
Por Jornal Abarca

O piloto Alcides Calçada, 54 anos, natural de Gouxaria, no concelho de Alcanena, foi distinguido no último fim de semana pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting [FPAK] com o cartão branco, criado para enaltecer actos de fair play no desporto.

A FPAK justifica a distinção “com a conduta desportiva eticamente correta e solidária para com o piloto Gustavo Henriques que protagonizou um aparatoso acidente no decorrer da 3ª corrida de qualificação e ficou capotado na pista sem conseguir libertar-se do kartcross”. Foi nesse momento que Alcides Calçada, apercebendo-se do sucedido, “imobilizou o seu kartcross em local seguro e foi de imediato socorrer o piloto acidentado, preocupando-se com a vida humana em primeiro lugar”.

Alcides Calçada, em declarações ao abarca, explica que teve quota parte de culpa no acidente, mas que “a primeira preocupação foi com o piloto adversário”, de quem é amigo da família gerando também “um sentimento de preocupação”. Sendo um piloto experiente, com mais de 30 anos de corridas, achou que a situação poderia ser grave e não hesitou em ajudar: “É a minha maneira de ser e foi a educação que me deram”. A FPAK acredita que esta é “uma atitude louvável” que dá esperança para o futuro: “esperamos ver replicada sempre que um acidente aconteça”.

Sobre a distinção, Alcides mostra-se “feliz” também porque “foi o primeiro cartão branco na história do ralicross em Portugal”. Garante, ainda assim, que o cartão branco não influenciou nem irá influenciar qualquer auxílio: “Pensei simplesmente em ajudar o próximo, com ou sem cartão branco faço o que me vai na alma”, assume.

O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas pelos intervenientes na atividade desportiva. O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED - Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IPDJ) e a FPAK.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 72%     Sim
 28%     Não
( 393 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design