Home »
16 OCT 2023
REGIÃO | Sabores do Ti Pereira celebra 30 anos
Por Jornal Abarca

O Grupo Pereira celebrou trinta anos na última sexta-feira, dia 13 de Outubro. Foi nesse dia de 1993 que nasceu a primeira empresa do grupo, com a fundação da Manuel Carlos da Silva Pereira Unip. Lda, mais tarde alterada para Manuel Carlos da Silva Pereira & Filhos, Lda, e conhecida por todos como Padaria Pastelaria Pereira.

O sócio fundador, que dá nome à empresa, continua a ser a peça chave da empresa, mas já há muitos anos que conta com a colaboração de dois dos seus filhos, o Rui e Tiago, que são também acionistas da empresa, e que impulsionaram a expansão e crescimento das diversas empresas do Grupo.

Atualmente, o Grupo conta com três empresas. A Padaria Pastelaria Pereira, os Sabores do Ti Pereira (os balcões com venda ao público) e o Monte Salvador (a exploração agropecuária, criada com intuito de aproveitar o desperdício de farinhas e pão, provenientes dos balcões e da fábrica, que são transformadas em ração bovina).

A Padaria Pastelaria Pereira, em Abrantes, nasceu da audácia e coragem de Manuel Pereira, e hoje, trinta anos depois, integra o grupo das quinhentas maiores empresas do distrito de Santarém, mantendo os valores que a regem desde a fundação.

Decorria o ano de 1962, quando a 03 de julho, na aldeia de Milreu – Vila de Rei, nasceu no seio de uma família pacata - mas com veia para o negócio - o mais novo de quatro irmãos. Manuel Carlos da Silva Pereira, o caçula da família, desde cedo mostrou a sua firmeza e ousadia, e com apenas 10 anos saiu de casa dos pais e foi trabalhar para a padaria do seu cunhado António Dias e da sua irmã Elisa Pereira. Manuel Pereira, trabalhou durante alguns anos nesse mesmo local, onde percorria as ruas e ruelas das aldeias vizinhas, primeiro de bicicleta, e pouco depois de motorizada onde distribuía o pão que ele mesmo havia feito umas horas antes.

Mais tarde, já com 18 anos, passou a fazê-lo sozinho, já por sua conta e risco. Neste processo de conhecimento, aprendizagem e crescimento, passou por alturas boas e outras menos boas. Negócios que correram bem, outros nem tanto.

Mas a verdadeira “aventura”, começou em outubro de 1993, numa pequena fábrica na localidade de Vale das Mós. Foi aí que amassou e cozeu os primeiros quilos de farinha, desta, que viria a ser umas das empresas de referência da região.

Alguns anos mais tarde, e devido ao crescimento que estava a ter, mudou-se para a aldeia de Ortiga - para uma padaria maior - o que lhe permitiu expandir ainda mais o negócio.

Em 2005, e já acompanhado com dois dos seus filhos, adquiriram um lote de terreno na Zona Industrial de Abrantes, e aí nasceu as atuais instalações da Padaria Pastelaria Pereira. Atualmente têm cerca de 110 colaboradores, cozem cerca de 4 toneladas de farinha por dia, e contam com 37 carrinhas de entregas/vendas porta-a-porta, com as quais levam os seus produtos de padaria e pastelaria a inúmeras localidades dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Lisboa e Leiria.

Importa também reforçar que o Grupo Pereira conta atualmente com 16 pastelarias, com venda ao público, de produtos de padaria, pastelaria e cafetaria, e que tem previsto abrir ainda no mês de outubro, mais duas, em Gavião e Alter do Chão.

Apesar das dificuldades dos últimos anos e dos atuais condicionamentos, resultantes dos aumentos de preços e da escassez das matérias primas com as quais trabalham, a Padaria Pastelaria Pereira não baixa os braços e mantém firme a sua posição, mostrando todos os dias que o slogan “A arte de bem fazer”, lhes assenta na perfeição, continuando a elevar a fasquia diária, na qualidade das centenas de produtos que produz e distribui diariamente.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design