Home »
01 ABR 2009
UM MARCO DE CONSTÂNCIA
Por Jornal Abarca

 

Há festas, religiosas e profanas, que são símbolos e marcas da identidade das povoações. As Festas da Senhora da Boa Viagem, a que se aliaram as Festas do Concelho, em Constância, de 11 a 13 de Abril, são disso exemplo.

 

Já não há marítimos e os pescadores do concelho rareiam, mas na identidade do povo de Constância faz perdura a memória dos avós e bisavôs que tinham no Tejo o seu ganha-pão. A via rápida por onde circulavam para levar e trazer mercadorias várias. O medo e a angústia de enfrentar as intempéries das águas e as invernias das chuvas e ventos fortes.
À virgem pediam protecção e no domingo a seguir à Páscoa, a Senhora da Boa Viagem benzia-lhes as embarcações para mais um ano de labuta.
Actualmente, as embarcações engaladas continuam a aportar a Constância. Já não são um meio de vida, são o emblema dos concelhos ribeirinhos que se querem aliar à festa de Constância. Toda a vila está engalada com milhares de flores em que os habitantes, escolas, instituições e particulares, trabalham com afinco durante semanas a fio.
Mas a festa religiosa é no dia 13, e os festejos começam na quinta-feira com a abertura da XXII Mostra Nacional de Artesanato de Constância. À semelhança dos anos anteriores haverá uma região do País em destaque nesta mostra, um lugar que este ano será ocupado por um pavilhão da Região Autónoma dos Açores.
Assim, nos dias 10, 11, 12 e 13 de Abril, o Parque de Campismo de Constância transforma-se numa grande montra de artesanato, acolhendo dezenas de pavilhões, que comercializam produtos de excelente qualidade, manufacturados por pessoas que detêm um saber artístico único e exclusivo.
O programa da Festa da Senhora da Boa Viagem está publicado na íntegra na página do Roteiro desta edição, mas vale a pena destacar o concurso de fotografia e o descerramento de uma placa no Posto de Turismo da vila. A iniciativa é a homenagem do presidente António Mendes a todos os que colaboraram na organização, ao longo dos anos das Festas de Constância.
A nível desportivo, nos dias 10 e 11 realiza-se a XXIV Descida dos 3 Castelos. Este evento náutico de carácter turístico e desportivo conta, habitualmente, com um elevado número de participantes. Dirigido a turistas náuticos, esta actividade de canoagem percorre três concelhos e dois rios. A organização é da responsabilidade do Clube Lazer, Aventura e Competição do Entroncamento (CLAC). 
Destaque também para o 22.º Grande Prémio da Páscoa de Constância “Telcabo”, em atletismo, prova que terá lugar a 11 de Abril. A prova, disputada na distância de 10 km (certificada pela Comissão Nacional de Estrada e Corta-Mato), com partida pelas 11h15, é aberta aos escalões de juniores, seniores e veteranos de ambos os sexos, disputando-se num traçado praticamente plano. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 8.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 339 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design