“As Criadas”, pelo Teatro Nacional D. Maria II, sobe ao palco do Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, dia 13, pelas 21h30m. A lotação já está esgotada.
Beatriz Batarda, Sara Carinhas e Luísa Cruz são as três actrizes que interpretam “As Criadas”, de Jean Genet (1910 – 1986). O escritor, poeta e dramaturgo francês escreveu o texto na prisão em 1947, inspirado na história das irmãs Papin "que mataram a sua patroa e a filha, esvaziando os olhos e esquartejando os corpos, e foi talvez o primeiro caso de serial killer em França, muito seguido pelos media da altura e que influenciou uma série de intelectuais na altura." Também, nesta peça encenada por Marco Martins, existem as duas irmãs criadas - Clara e Solange - e o desejo de matar a patroa.
“As Criadas” é a última peça da temporada 2016/2017 a ser apresentada pelo Teatro Nacional D. Maria II no Centro Cultural Gil Vicente no âmbito da Rede Eunice, projecto que continuará no Sardoal nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019.
Recorde-se que a Rede Eunice é um Projecto de difusão de espectáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II que visa alcançar locais onde a oferta teatral é ocasional ou irregular. A integração do Sardoal nesta rede representa, também, uma mais-valia para o público que, residindo no interior do país e afastado dos grandes centros urbanos, não tem acesso privilegiado a este tipo de espectáculos.
A Rede EUNICE assume esta designação em homenagem a Eunice Muñoz, sinónimo de talento, de teatro e de comunhão com o público de várias gerações.