Home »
01 AGO 2017
Fenómenos
Por Jornal Abarca

Quando Manuel Fernandes Vicente questiona, nesta edição,  “De quem será o futuro dos fenómenos?”, no caso do Entroncamento, a terra dos fenómenos, recua até um tempo cinzento e salazarento em que a popularucha expressão “tudo o que sabe bem ou faz mal ou é pecado”, era lei.

Felizmente é ido, mas deixou sucedâneos. A uniformização dos espaços, dos gostos, das cidades retira identidade, criando a hegemonia de quem, ou do que, domina.

Sou jornalista há mais de 30 anos, melhor dizendo se me descuido há quase 40, neste período nunca assisti a uma informação tão má, sabendo que a generalização é sempre injusta. Claro que há bons jornalistas, e maus como em qualquer grupo profissional, mas os bons seriam bem melhores se, de uma forma ou de outra, não fossem directa, ou indirectamente, coagidos a escreverem ou dizerem o que é mais conveniente para o jornal, para a estação radiofónica ou televisiva.

Por outro lado, é preciso estar em cima do acontecimento, as audiências (leia-se angariação de publicidade) assim o exigem e entre um programa de entretenimento, daqueles que levantam questões, ou um noticioso pouca diferença existe e muitas vezes a qualidade recai nos primeiros.

Não sou, nem quero, ser exemplo para ninguém, mas estou cansada de notícias que os factos desmentem nas horas seguintes.

“Factos” que não chegam a sê-lo, mas que num país em que se usa e abusa do pouco sentido crítico dos ouvintes ou leitores fazem com que se fale, se oiça e se discuta porque o jornal ou a estação x ou y divulgou.

“De quem será o futuro dos fenómenos?” espero que o Entroncamento não se esqueça deles, nem os menospreze. Quanto aos outros espero que as vozes se levantem porque o rei vai mesmo nu..

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design