Home »
02 JUL 2018
O coração que bate ao som do carrilhão
Por Jornal Abarca
Ana Elias dedicou toda a sua vida à música e, particularmente, ao estudo do carrilhão. A força de fazer algo diferente no seu país tem superado tudo. Este mês, em Constância, promove, com a colaboração do pai e da irmã, o III Festival do Carrilhão e do Órgão.
 
A paixão de Ana Elias pela música remonta aos primeiros anos de uma vida que começou em 1974. Em criança não cantava as habituais canções infantis mas sim música clássica. “Quando era pequenina adormecia ao som de música clássica porque a mãe arranjou maneira de avariar o rádio na antena 2”, diz o pai, Alberto Elias, em tom de brincadeira. (...)
 
Dedicou-se, então, ao estudo do carrilhão e, aos domingos, ia com a irmã até Mafra treinar no teclado. Sara, seis anos mais nova, “começou também a achar piada” ao instrumento e aprendeu a tocar.
Os turistas do Palácio de Mafra mostravam frequentemente agrado por decidirem “colocar uma gravação com o som dos sinos” durante a visita o que levou as irmãs a serem convidadas para tocar aos domingos antes da missa. (...)
 
Este ano, o Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão de Constância decorrerá entre 27 e 29 de Julho e contará com a presença de alguns nomes como o mestre carrilhanista belga Jo Haazen (antigo director da Escola Real de Carrilhão Jef Denyn na Bélgica), o organista belga Wannes Vanderhoeven, o Grupo de Cantares da Casa do Povo de Montalvo (num concerto conjunto com o carrilhão LVSITANVS), além, naturalmente, da carrilhanista Ana Elias. Do programa fará ainda parte o exame de 3º grau da aluna de carrilhão da Escola de Carrilhão da CICO Adriana Quintas Martins.

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design