Home »
15 ABR 2019
Futebol - Decisões continuam adiadas na 1ª distrital
Por Jornal Abarca
Foto: Facebook União de Santarém
Foto: Facebook União de Santarém

A 24ª jornada da principal divisão do futebol distrital prometia decisões, nomeadamente no que à zona de descida diz respeito, mas a vitória do Alcanenense mantém tudo na mesma à entrada para as últimas duas rondas. União de Santarém e Coruchense discutem a subida ao sprint.

Santarém ou Coruche será o campeão

Comecemos pelo topo: a vitória do União de Santarém, por claros 6-1, frente ao Marinhais era expectável tendo em conta o lugar que as equipas ocupam na tabela. Faltava ver como reagiriam em campo o Coruchense, na recepção ao Cartaxo, e até o União de Almeirim, que jogava em casa perante o surpreendente Torres Novas. Ambos venceram e, deste modo, a equipa da capital do distrito continua com 1 ponto de avanço mas sem direito a tropeções.

O União de Santarém ainda visita o sempre complicado terreno do União de Tomar e termina o campeonato com a recepção ao Torres Novas. O Coruchense ainda tem de jogar com os mais directos perseguidores: recebe o Amiense e desloca-se, na última jornada, a Almeirim. Por seu turno, a equipa da terra da sopa da pedra ficou esta jornada arredada da possibilidade de subir de divisão. Apesar da goleada por 4-0 na recepção ao Torres Novas os homens de Mário Nelson estão agora a 6 pontos do líder com desvantagem no confronto directo quando faltam jogar apenas duas rondas.

Deste modo apenas o União de Santarém e o Coruchense ainda podem sagrar-se campeões. E até pode haver festa já na próxima jornada: se o União de Santarém vencer em Tomar e o Coruchense perder na recepção ao Amiense, a equipa escalabitana sagra-se campeã a uma jornada do fim do campeonato. Qualquer outro cenário mantém a incerteza até à última jornada.

Alcanena respira e a emoção está garantida

Depois de na jornada passada Marinhais e Glória terem vencido e o Alcanenense ter sido derrotado, parecia que a equipa da Capital da Pele estava condenada a descer de divisão. O cenário continua dramático mas o Alcanenense continua vivo.

Isto porque, sem vitórias desde a 1ª jornada realizada a 16 de Setembro, o Alcanenense voltou a conhecer o sabor da vitória e logo de forma folgada: 4-1 na recepção ao Fazendense. Juntando isto às derrotas de Marinhais e Glória, a equipa de Alcanena volta a sonhar com a permanência.

Para tal acontecer os comandados de José Torcato sabem que, em primeiro lugar, terão de fazer o seu papel: vencer os dois jogos que faltam. Isso significa ir vencer fora de portas, a Ourém, na próxima jornada, enquanto Marinhais e Glória se defrontam e, depois, vencer na recepção ao Marinhais. Além de vencer os seus dois jogos o Alcanenense tem de esperar que o Glória não vença mais nenhuma partida. Só assim se salvarão da descida.

Para o Marinhais o cenário é mais animador. Joga duas finais nas últimas duas jornadas contra, precisamente, Glória e Alcanenense, mas só depende de si para se manter. Se na próxima jornada vencer o Glória basta fazer na ida a Alcanena o mesmo resultado que o Glória fizer na recepção ao União de Tomar.

Contudo, todos estes cenários podem terminar já na próxima jornada. Se a 28 de Abril o Glória vencer no terreno do Marinhais, salva-se e condena, a uma jornada do fim do campeonato, o Marinhais e o Alcanenense à descida de divisão.

Emoção ao rubro neste final de época na 1ª divisão distrital de Santarém…

Pode consultar o calendário e a classificação actual aqui.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 199 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design