Home »
23 DEZ 2018
Torres Novas - Dois concertos para lembrar Zeca Afonso nas Lapas em 1968
Por Jornal Abarca

A 28 de Dezembro de 1968, na recta final da ditadura em Portugal, Zeca Afonso deu um concerto nas grutas de Lapas, concelho de Torres Novas, que sobrevive na memória de muitos dos presentes. Foi nessa data, inclusive, que conheceu Francisco Fanhais, de quem se viria a tornar íntimo amigo.

Para comemorar os 50 anos dessa actuação, serão levados a cabo dois concertos comemorativos.

A primeira homenagem a ser anunciada decorrerá sob a égide "Cantigas do Zeca" e reunirá, no Hotel dos Cavaleiros, um grupo de artistas locais que pretende relembrar o concerto de 1968 ao som das canções de Zeca Afonso. O espectáculo contará com a presença de Francisco Fanhais e de Manuel Tiago, que em 1968, sendo Padre em Torres Novas, foi o responsável pela organização do concerto de Zeca Afonso.

Também a Câmara Municipal de Torres Novas irá organizar um concerto evocativo da data. O espectáculo contará com a actuação de Teresa Tapadas e acontecerá nas Grutas de Lapas.

Ambos os espectáculos acontecerão no dia 28 de Dezembro, às 21.30h, e contam com entrada gratuita. Contudo, no espectáculo organizado pelo município é necessário levantar convite na bilheteira do Teatro Virgínia, num máximo de dois convites por pessoa, e a lotação está limitada a 75 lugares.

O músico, cantor e compositor Zeca Afonso deu um concerto nas Grutas de Lapas a 28 de dezembro de 1968, em plena ditadura, e no ano em que, por razões políticas, é expulso do ensino e se dedica em exclusivo à música. Relatos dessa passagem por Torres Novas contam que as numerosas cadeiras não chegaram para as pessoas presentes e que muitos se sentaram no chão para assistir ao concerto, que viria a terminar com muitas palmas.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 200 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design