Home »
27 DEZ 2018
Bolos de Cabeça feitos com o Coração
Por Jornal Abarca
Os bolos de cabeça são uma relíquia gastronómica da aldeia de Lapas, em Torres Novas. Celeste Ruivo, uma das poucas pessoas que ainda fabrica os bolos como em tempos idos, explica como se faz o bolo. Hélder Duque conta-nos a raiz histórica desta iguaria que, posteriormente, ficou associada ao casamento.
 
Os bolos de cabeça são uma iguaria tradicional da aldeia de Lapas, no concelho de Torres Novas, que ganharam fama para lá dos limites da terra, ainda que seja vulgarmente conhecido por “bolo de noiva”. (...)
 
Celeste Ruivo, 68 anos, nascida e criada em Lapas, é uma dessas pessoas. (...) Sem querer, foi desafiada a fazer bolos, porque a fama de boa pasteleira já a perseguia de outros tempos. “Nessa altura a Luísa do supermercado convidou-me a fazer bolos e eu até tinha vergonha”, revela entre risos. “Os primeiros que fiz ficaram todos queimados”, diz sem evitar uma gargalhada. (...)
 
Mas foi efectivamente em Lapas, aldeia vizinha de Torres Novas, conhecida sobretudo pelas suas grutas, que nasceu este doce. Uma história que, segundo Hélder Duque Alves, conhecedor da história da aldeia, nasceu há três séculos (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 200 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design