Home »
04 MAR 2019
Asas de Campeões
Por Jornal Abarca

A Golegã é uma terra que se orgulha e ostenta o valor do cavalo e da égua mas não são apenas os equídeos a glorificar o nome da vila. José e Gaspar Brogueira são criadores de mandarins e também os pássaros se revelam motivo de orgulho para a Golegã. Em Janeiro sagraram-se campeões do mundo na Holanda.

Criar campeões leva, naturalmente, bastante tempo e uma enorme dedicação. “Nunca tiramos férias em família porque alguém tem de ficar a tomar conta dos pássaros”, explicam. Um preço que nem toda a gente estaria disposta a pagar. “A maior exigência é ao nível de tempo”, completa Gaspar. (...)

O reconhecimento deste trabalho diário é feito através das várias medalhas que os “mandarins Brogueira” já venceram a nível internacional. (...) Em Janeiro deste ano, no campeonato do mundo realizado em Zwolle, na Holanda, onde concorreram as aves nascidas em 2017 e 2018, levaram 24 mandarins, dos quais 21 regressaram medalhados. 20 dos mandarins competiram colectivamente, formando cinco equipas de quatro elementos em que todas foram medalhadas, e quatro pássaros competiram individualmente, sendo um premiado campeão do mundo. (...)

São centenas de pássaros, com gaiolas organizadamente dispostas pelas várias paredes que nos cercam. “Tenho ali mais”, diz José, apontando para uma arrecadação onde tem cocheiras para cavalos que utiliza durante a Feira Nacional do Cavalo. É impressionante o que salta à vista, mas ainda mais fascinante é o conjunto de sons que se fazem ouvir pelo chilrear dos pássaros. Uma música tranquilizadora, pese embora as cerca de três centenas de mandarins ali presentes. Salomé, farmacêutica de 28 anos, completa a ideia: “O que me faz confusão é quando eles se calam”, diz entre risos. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 202 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design