Home »
04 MAR 2019
Entrevista - José António Almeida: "Queremos que Mação seja uma referência na educação"
Por Jornal Abarca
Nasceu no Parque Natural da Serra da Estrela mas apaixonou-se por Mação. Conhece o concelho como poucos e, aos 54 anos, é director do Agrupamento de Escolas. Tendo uma vida ligada à política não exclui, a longo prazo, uma candidatura à presidência da Câmara Municipal.
 
Considera Mação um concelho isolado e com menos oportunidades?
Não digo isolado, mas é um concelho de extremos. Estamos sempre condenados a alguma periferia, o que talvez nos aguce o engenho e nos obrigue a trabalhar de forma diferente. Por exemplo, em 2015, a UNESCO reconheceu Mação como a cidade da aprendizagem, isto é, onde todas as estruturas melhor colaboram para levar a efeito um determinado projecto educativo. Foi a primeira vez que isto aconteceu em Portugal. (...)
 
Esse novo modelo estimula mais os alunos?
O nosso projecto-âncora é o “Aluno 100%”. Existem três requisitos: não ter nenhuma falta ao longo do ano lectivo, nenhuma repreensão formal em termos de comportamento e não tenha nenhuma negativa em nenhum período. Isto é cumprir o propósito de estarem na escola: virem às aulas, portarem-se bem e tirarem positivas. (...) Não conheço este projecto em mais nenhuma escola do país! E é um facto que melhorámos a assiduidade, o comportamento e até as notas porque isto estimula os alunos. (...)
 
Para terminar: equaciona uma candidatura à presidência da Câmara Municipal?
Não posso dizer nunca a esta distância, mas nos próximos tempos não. Penso continuar como director e tenho vontade de fazer o quarto mandato. Posso dizer que me sinto capaz de fazer um bom trabalho e de ser um bom presidente da Câmara mas neste momento não me passa pela cabeça. Não excluo, mas devo referir que nunca concorrerei contra o actual presidente, Vasco Estrela, que é um grande amigo meu.
 
Poderá ler o resto da entrevista na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
 
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 197 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design