Home »
03 ABR 2019
A Festa da Fé
Por Jornal Abarca
Constância prepara-se para comemorar mais uma edição das Festas do Concelho e da Nossa Senhora da Boa Viagem, um marco na região. O lado pagão tem ganho cada vez maior relevância, mas a bênção dos barcos é ainda o momento alto. Mergulhámos na história destes festejos que se erguem no beijo entre o Tejo e o Zêzere.
 
Constância nasce no beijo entre o Zêzere e o Tejo e por isso tem uma forte ligação às actividades marítimas. Como todas as terras cuja dependência do mar é forte (e convém lembrar que as águas dos rios que bordam a vila são conhecidas como “mar de Constância”), também aqui há uma profunda ligação à religiosidade que, naturalmente, foi perdendo o seu fulgor proporcionalmente com a perda de importância dos rios na vida da terra. (...)
 
Em 1985 a vida de Constância já não tinha, assim, a ligação diária aos rios como teve noutros tempos, naqueles que permitiram erguer a devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem. As festas cingiam-se à procissão e, por isso, houve necessidade de alterar a realidade. (...)
 
António Matias Coelho lembra que o respeito pela festa religiosa ultrapassa até a compreensão das pessoas: “Por exemplo, há quem questione porque é que a festa não começa na sexta-feira, visto que já é fim-de-semana. Não começa porque é sextafeira santa e é dia de recolhimento para os católicos. A festa da Boa Viagem é uma festa católica e temos de respeitar a sua essência”, conclui. (...)
 
As Festas do Concelho têm habituado a população à passagem pela terra de cantores de renome e este ano não foge à regra. No dia 20 de Abril, a partir das 22.00h, actuará o artista Toy; no dia seguinte sobe ao palco a partir das 22.15h o cantor Berg; e no dia 22 de Abril, também às 22.15h, o espectáculo musical ficará a cargo de Teresa Salgueiro, ex-vocalista da banda Madredeus. As festas encerram logo a seguir a este concerto com um espectáculo de fogo de artifício.
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design