Home »
11 ABR 2019
Alcanena - "Caminhadas para unir territórios" em Abril e Maio
Por Jornal Abarca

Numa co-produção com a Materiais Diversos, e em parceria com a Sociedade Portuguesa de Botânica, o Teatro do Silêncio volta a realizar duas caminhadas, desta vez no concelho de Alcanena, a 14 de Abril e, depois, a 4 e 5 de Maio.

Durante as caminhadas propõe-se dar a conhecer plantas que habitam a Serra de Santo António e que integram a Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental e, ainda, realizar práticas de escuta e de observação, activando os sentidos e a percepção dos participantes. A caminhada de 4 e 5 de Maio inclui pernoita e práticas medidativas e contemplativas: duas caminhadas para desacelerar, demorar-se, cultivar a atenção, aprender a lentidão e olhar para dentro.

O conceito deste projecto é ligar o corpo ao território através do acto de caminhar. Nestas caminhadas não se procura criar uma estética particular, mas destabilizar conceitos como espectador e performer, criando comunidades temporárias. A performance é a linguagem que melhor enquadra estas caminhadas, sendo aqui, performance, entendida como acontecimento, algo que não foi completamente planeado, mas emerge das interações entre público, performers e território. Por um lado, pretende-se unir os territórios onde a Associação Materiais Diversos desenvolve o seu trabalho, por outro lado, pretende-se revelar as identidades desses territórios, problematizando as suas tensões e idiossincrasias. Um projecto pensado para unir e compreender diferentes territórios.

 

CAMINHADA - 14 DE ABRIL
A caminhada decorre entre as 11h00 e as 18h30 e será percorrida uma distância aproximada de 18 km com grau de dificuldade médio, entre a Pizzaria Vieira e o Centro Ciência Viva do Alviela. Deve levar calçado e roupa confortável para caminhar, chapéu e protector solar, água e duas refeições leves (almoço e lanche). Em caso de chuva aconselha-se o uso de um impermeável. A participação tem um valor de 3,00€ e a Materiais Diversos assegura o transporte de regresso ao ponto de partida.

CAMINHADA - 4 E 5 DE MAIO
A caminhada decorre entre as 14h30 de 4 de Maio e as 12h00 do dia 5 de Maio e será percorrida uma distância aproximada de 18 km com grau de dificuldade médio, entre a Pizzaria Vieira e o Centro Ciência Viva do Alviela. Deve levar calçado e roupa confortável para caminhar, chapéu e protector solar, água e três refeições leves (lanche, jantar e pequeno-almoço). Em caso de chuva aconselha-se o uso de um impermeável. A participação tem um valor de 3,00€ e a Materiais Diversos assegura o transporte de regresso ao ponto de partida.

Para participar, e garantir a activação do seguro, deverá enviar um email para info@materiaisdiversos indicando nome completo, telefone, email, data de nascimento, NIF e número do Cartão de Cidadão. Para mais informações contactar a responsável Diana Martins pelo número 938414488.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 201 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design