Home »
16 SET 2019
Constância - Jornadas Europeias do Património assinaladas a 22 e 28 de Setembro
Por Jornal Abarca

Como forma de comemorar as Jornadas Europeias do Património, que este ano têm como tema “Artes | Património | Lazer”, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que pretende mostrar as inúmeras facetas do património ligadas às artes, como fonte de diversão e lazer, permitindo ao público vivenciar e apropriar-se de uma parte da cultura, o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e do Parque Ambiental de Santa Margarida, propõe a Apresentação do livro: “Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial” e um Percurso Pedestre Interpretativo “Paisagem com Arte”, com degustação.

No dia 22 de Setembro, às 15.00h, será apresentado o livro “Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial”, na Casa-Memória de Camões.

Este livro resulta de uma candidatura ao PEDIME, Valorização dos Recursos TIC em Contexto Escolar e Interação com a Comunidade, no qual o município de Constância, através do Museu dos Rios e das Artes Marítimas e a Escola Básica e Secundária Luís de Camões, desenvolveram um trabalho de recolha do património cultural imaterial no concelho de Constância, realizado pelos alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade, no domínio da Literatura Oral Tradicional.

A estas recolhas, juntaram-se muitas outras, que foram sujeitas a um processo de seleção e classificação, com o objetivo de representarem a Literatura Oral Tradicional do concelho de Constância. E o resultado foi a obra Tradição Oral do Concelho de Constância – Património Cultural Imaterial, que se dividiu pelos principais géneros da literatura oral tradicional, como orações, rezas, ditos e provérbios, cantigas, adivinhas, romances, contos, etc.

Este património salvaguardado neste livro, é uma riqueza acumulada ao longo de gerações, um bem coletivo da comunidade, que deve ser recolhido, protegido, valorizado e transmitido às gerações do futuro.

No dia 28 de setembro, às 09.00h, irá acontecer o percurso pedestre “Paisagem com Arte”, um passeio interpretativo com início na Praça Alexandre Herculano, passará por algumas formas de arte em espaço público, pelas artes e ofícios tradicionais, terminando nas mais recentes manifestações de artes urbanas. E porque a gastronomia também é uma forma de arte, terminará no Museu dos Rios e das Artes Marítimas, degustando e saboreando paladares de outros tempos.

O passeio terá a distância de 8 quilómetros, dificuldade baixa, e duração aproximada de 3 horas. As inscrições estão abertas até 27 de Setembro, têm um custo de 3,00€, e podem ser feitas pelo endereço parqueambiental@cm-constancia.pt ou pelo número 249 736 929.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design