Home »
01 OCT 2019
Desporto - O Distrital está de volta!
Por Jornal Abarca

Os campeonatos distritais estão de volta e com eles a animação do futebol todos os fins-de-semana nos campos da região. Volta o futebol que se joga por amor à camisola, a emoção nas bancadas e o convívio nos bares dos campos de futebol. Abarca analisa a época que aí vem e aponta-lhe os favoritos à vitória.

A primeira divisão distrital de Santarém apresenta como principal novidade o alargamento a 16 equipas criando ainda maior competitividade entre os participantes. Destaque para o regresso da AD Mação, campeã em 2018, que não resistiu à pressão do Campeonato Nacional de Seniores.

O favoritismo está, naturalmente, nas equipas com maior poderio financeiro. Nesse campo destacam-se equipas como o SL Cartaxo, o União de Almeirim  e o Coruchense que o ano passado perdeu a liderança na penúltima jornada.

Ainda assim, é preciso dar muita atenção a equipas competitivas e muito bem orientadas, capazes de causar surpresa, como o União de Tomar, o Fazendense e o Amiense que, por norma, faz do seu reduto uma autêntica fortaleza.

Espera-se, também, uma época tranquila para equipas como o Torres Novas, Abrantes e Benfica, Samora Correia ou a Mação. Embora seja complicado perspectivar que venham a lutar pela subida, certamente carregam a esperança de fazer uma surpresa. As principais incertezas moram em equipas com menos poder financeiro e que lutarão para não ficar nos dois últimos lugares: Glória, Rio Maior, Moçarriense, Pego, Riachense e Ferreira do Zêzere lutarão pela manutenção. Neste aspecto, a equipa da “Capital do Ovo” parece ser a que tem mais argumentos para escapar à despromoção.

OS FAVORITOS
SL Cartaxo, U.Almeirim e Coruchense partem como os grandes favoritos. Os cartaxenses apostam forte na subida, desde logo com a contratação do técnico Mário Nélson, conhecido pela sua ambição e pela forma como gosta de colocar as suas equipas a praticar bom futebol. Em Almeirim a aposta foi na prata da casa. Manuel Francisco subiu dos juniores com o objectivo de tornar realidade um sonho antigo. Em Coruche o jovem Gonçalo Silva é o timoneiro de uma equipa que morreu na praia na temporada passada. Três equipas que irão protagonizar uma luta sem tréguas pelo titulo de campeão.
 
AS FIGURAS
É difícil eleger os melhores jogadores do campeonato. Ainda assim, arriscamonos a dar destaque a craques que poderão fazer a diferença como o experiente Persi (U.Almeirim), a veia goleadora de Wemerson (U.Tomar)  ou a classe de Miguel Mateus (Amiense). Deve-se dar especial atenção ao jovem Hélio Ocante (Abrantes e Benfica) que tem revelado um faro apurado para o golo.
 
A SURPRESA
Se há equipa capaz de contrariar as previsões é o Amiense. Bem orientada por Peralta e com jogadores como Moleiro e Miguel Mateus, será um feroz opositor em todos os jogos, sobretudo no Campo da Azenha.
 
II DIVISÃO DISTRITAL
A segunda divisão do distrito divide-se em duas séries. Os três primeiros classificados de cada série jogarão, na parte final da temporada, o acesso à I divisão distrital. A nova época começa a 13 de Ouubro.

Na série A o destaque vai, inevitavelmente, para o Alcanenense, que cai para a última divisão do distrito após uma ausência de doze anos, oito dos quais a jogar no Campeonato Nacional de Séniores. Os homens de José Torcato são um dos principais favoritos à subida de divisão. Ainda na série A destaque para o Tramagal que, após mudar de direcção e com um técnico jovem, mas experiente, como Júlio Batista, tem certamente a esperança de passar a primeira fase. Caxarias e Ortiga são os mais fortes candidatos a lutar pela última vaga de acesso à fase de apuramento de campeão. Destaque, nesta série, para o regresso do Entroncamento ao futebol sénior e para a existência de três equipas B: Tomar, Ferreira do Zêzere e Abrantes e Benfica.

Na série B os favoritos são o Marinhais, que desceu de divisão, e o Forense que ficou à porta da subida à I distrital na última temporada. Pontével e Benavente são os principais candidatos a conseguir a última vaga de acesso à fase de campeão. O Fazendense apresenta a única equipa B desta série.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design