Home »
01 OCT 2019
Uma Missão de Todos
Por Jornal Abarca
O rio Almonda tem sofrido bastante com a poluição industrial, mas Patrícia Alves lembra que há lixo no rio resultante da acção individual. O projecto “Tudo o que vem à rede é plástico” pretende limpar o rio e despertar consciências. Um cubo, instalado na Praça 5 de Outubro em Torres Novas, exibirá os detritos recolhidos.
 
Patrícia Alves apresenta um discurso bastante consciente, concreto e esclarecedor. Quer limpar o rio Almonda, afluente do Tejo, mas a motivação maior passa por alertar as pessoas e consciencializar a comunidade. Mais do que contar toneladas de lixo e fazer disso estandarte, a jovem torrejana quer que as pessoas se envolvam e se tornem conscientes. (...)
 
Torres Novas tem sofrido com a poluição ambiental, sobretudo na ribeira da BoaÁgua, mas Patrícia lembra que “há empresas a poluir e isso faz com que as pessoas pensem demasiado num panorama macro em que esperam ver os governos resolver que são de facto quem tem o poder para o fazer”, mas a poluição ambiental, como a poluição marítima, é uma questão micro e macro, logo é responsabilidade dos governos, mas também das pessoas em singular nos seus hábitos quotidianos, que também precisam de melhorar”. A jovem salienta que “as zonas que vamos limpar tem lixo das pessoas, e não das fábricas” e que por isso é responsabilidade de todos “ajudar a preservar” o meio em que vivemos. “Isto não é uma crítica, mas é uma forma de mostrar que todos podemos ser úteis”, esclarece. (...)
 
É nessa lógica de sensibilização que o projecto engloba uma faceta artística que passa pela colocação de um cubo (idealmente no dia antes da primeira sessão de limpeza) com dois metros de largura, por outros tantos de altura e profundidade, na Praça 5 de Outubro, a principal montra da cidade, onde “o lixo recolhido será colocado”. Com esta acção Patrícia pretende que “as pessoas estejam conscientes” e acredita que “um cubo cheio de lixo na maior praça da cidade tem mais impacto do que ver lixo às vezes no rio”. 
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design