Home »
01 OCT 2019
O Ramiro dos Milésimos
Por Jornal Abarca
Ramiro Neto Marques nasceu no Tramagal há 70 anos, mas foi para o Entroncamento ainda criança, aos três anos, quando o seu pai, que era contabilista, foi trabalhar para a CP na então vila ferroviária.
 
Ramiro Marques não é presidente, nem diretor, nem sequer vogal ou assessor de nada, não possui o grau académico superior de que muitos gostam de dar alarde, mesmo que não o detenham, como uma espécie de chocalho de latão brilhante antes de mencionar o seu nome, aliás nunca passou (nem poderia passar) pela universidade. Mas tem consigo a singularidade de dizer o que genuinamente pensa e desafiar sem filtros as convenções, trivialidades e o sentimento do politicamente correto. (...)
 
“Eu não gostava de ir para a escola, é essa a verdade, o que eu queria mesmo era ir pescar e ir aos pássaros”, diz. Aos nove anos pescava perfeitamente no Tejo, já tinha uma boa ‘pressão de ar’, era passarinheiro e tinha uma licença para apanhar os pássaros – estorninhos, tordos, pardais, papafigos, verdelhões, tentilhões, piscos-de-papo-amarelo e outros −, e era certeiro a apontar com a sua carabina de pressão. (...)
 
Depois de casar, Ramiro Marques ingressou na CP, onde trabalhou 20 anos, mas passaria ainda no seu percurso profissional por outras empresas, como a Indústrias Metálicas Previdente e a Moagem Moapão (em Alverca do Ribatejo). Trabalharia também durante períodos mais prolongados em unidades têxteis de Minde e junto de barragens como as de Pracana, Belver e Enxoé-Mértola, até criar a sua própria empresa, a Mirito, na Barroca, concelho de Torres Novas. (...)
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design