Home »
01 OCT 2019
Filhos de Uma Arte Perdida
Por Jornal Abarca

José Luís e Abel dão vida à tecelagem de peças em vime, uma herança de família. Orgulham-se da arte que aprenderam ainda em crianças, mas lamentam que a mesma esteja a morrer aos poucos. Em Aveleira (Vila de Rei) mora um pouco da nossa história.

José Luís, 57 anos, e Abel, 55, são irmãos e partilham uma vida lado a lado para lá da união que o sangue lhes ofereceu. São vizinhos e trabalham juntos na arte de tecer cestos, e outros produtos, em vime. Passam os dias sentados um ao lado do outro, usando as mãos e os pés para trabalhar o vime. José Luís reconhece que nem sempre é fácil “mas graças a Deus tem corrido sempre tudo bem”.
Herdaram a arte, “uma profissão com muitos anos”, do pai José. Alertam que “noutros sítios utilizam-se outros materiais” como o castanheiro no norte, a oliveira no Alentejo ou a cana no Algarve. (...)

Actualmente o leque de produtos é muito mais extenso e não se remete apenas aos cestos. Fazem-se fruteiras, cestas para o pão, cestos para a roupa, cadeiras e até produtos decorativos como a roda exposta no alto de uma das paredes e que lhes valeu uma menção honrosa no Prémio Nacional de Artesanato em 2013. José Luís confessa, ainda assim, que lhe dá “gozo fazer trabalhos que me tiram da minha zona de conforto, aqueles trabalhos que me metem a pensar de noite e me tiram o sono”. (...)

Os irmãos nascidos e criados na Aveleira resistem à mudança dos tempos, honrando a herança que herdaram do pai, mas vêem com angústia o futuro pois cada vez há menos esperança de passarem a arte a alguém, até porque nenhum tem filhos. “Deixa mágoa se isto acabar, é uma perda para o património do país”, lamenta José Luís. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design