Home »
04 OCT 2019
Praia Ribatejo faz "exaltação das ordens" nos 500 anos do Foral de Payo de Pelle
Por Jornal Abarca

Integrada nas comemorações dos 500 anos do Foral de D.Manuel I outorgado a Payo de Pelle, a freguesia de Praia do Ribatejo vai realizar no dia 12 de Outubro, a partir das 18.18h, a "Exaltação das Ordens", actividade que terá lugar na rua Castelo do Zêzere, em Praia do Ribatejo.

A actividade contará com cerca de três dezenas de figurantes voluntários, os quais, de forma simbólica, irão estar vestidos em conformidade. Assim, ao longo da rua Castelo do Zêzere, os visitantes podem assistir a uma recrição histórica fiel que termina com o cortejo num cemitério local, numa alusão ao carácter divino da época.

A iniciativa pretende não só revalorizar a história de Payo de Pelle, essencialmente a sua herança templária, mas também homenagear a Ordem do Templo e a sua metamorfose em Ordem de Cristo. Por outro lado, promete dar uma nova vida e interesse ao berço de Payo de Pelle, ao verdadeiro local onde esta vila nasceu, se desenvolveu e, por fim, de forma misteriosa, desapareceu.

O Foral de Payo de Pelle foi outorgado a 22 de Dezembro de 1519 por D.Manuel I e que á época a actual zona de Praia do Ribatejo era território da Ordem de Cristo, mas até 1312 fez parte de uma das mais poderosas Comendas da Ordem do Templo. Foi nesse contexto que o mestre da Ordem, D.Gualdim Pais, fez a outorga do primeiro Foral da vila, em 1174.

Além desta actividade estão previstas outras iniciativas para comemorar os 500 anos do Foral de Payo de Pelle: a 26 de Outubro dão-se as "Jornadas de História Local"; a 16 de Novembro a "Visitação", uma representação teatral; e, por fim, a 21 e 22 de Dezembro a Feira Renascentista de Payo de Pelle, que coincide com a data dos 500 anos da atribuição do Foral.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design