Home »
05 OCT 2019
Abrantes: Fórum Ribatejo promove encontro no dia 19 de Outubro
Por Jornal Abarca

O Fórum Ribatejo, um projecto de historiadores da região, irá promover no dia 19 de Outubro, com o apoio do município de Abrantes, um encontro sobre “O Ribatejo e a Indústria”, que decorrerá no edifício pirâmide.

O encontro irá iniciar-se às 10.00h e 15 minutos mais tarde decorrerá a primeira conferência do dia com o convidado especial Jorge Custódio sob o tema: “O Ribatejo na História Industrial Portuguesa. Uma síntese”.

Pelas 11.40h começará a apresentação “Indústria no concelho de Abrantes” com a participação de José Martinho Gaspar, Lígia Marques e Sónia Pedro.

Logo de seguida, às 12.10h, Gabriel de Oliveira Feitor fará a exposição do tema “A estrutura industrial de Alcanena nos séculos XVIII e XXI” a que se seguirão trinta minutos de debate.

Depois de uma paragem de duas horas para almoço, os trabalhos recomeçarão às 15.00h com a conferência “A Caima de Constância: da pasta para papel à pasta solúvel (1962-2018)”, novamente apresentada por Jorge Custódio.

Às 15.20h, Manuela Poitout apresenta “Entroncamento industrial para além dos caminhos de ferro”, às 15.40h decorrerá uma “Abordagem histórica à indústria no concelho de Coruche” por Dionísio Mendes, e às 16.00h Maria Elvira Marques apresenta “Lavradores com ciência – inovação técnica e tecnológica no Ribatejo nos finais do século XIX ao primeiro quartel do século XX”. Às 16.20h decorrerá novo debate sobre as temáticas da tarde.

Para terminar o dia, a partir das 17.00h, irá acontecer uma visita guiada por Lígia Marques ao Museu da MDF no Tramagal.

No dia 17 de Outubro, associado ao evento, decorrerá a partir das 21.30h na Biblioteca Municipal António Botto a apresentação do livro “Técnica e Civilização” de Lewis Mumford, por Sara Cura.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design