Home »
08 OCT 2019
Torres Novas - Fotografias de Carlos Relvas em exposição a partir do dia 19
Por Jornal Abarca

O Museu Municipal Carlos Reis (MMCR), em Torres Novas, acolhe entre os dias 19 de outubro de 2019 e 19 de janeiro de 2020 a exposição itinerante "Carlos Relvas e a Arte fotográfica", uma selecção de vistas “inéditas”, panorâmicas exteriores e de cenários naturais da autoria de Carlos Relvas nos finais do século XIX.

O objectivo é dar a conhecer uma série de trabalhos fotográficos com relevância histórica e artística, representados especificamente nesta coleção por algumas vistas inéditas da autoria de Carlos Relvas e ainda trabalhos fotográficos focando a perícia de domínio da luz e os enquadramentos perfeitos, em busca de perspetivas de cenários naturais e panorâmicas exteriores, que resultam numa quantidade muito significativa de imagens de sítios, monumentos e vivências do quotidiano de finais do século XIX, dando a conhecer aspetos artísticos e monumentais a que Relvas se dedicou com especial motivação.

Fruto da continuidade que o município da Golegã, através do seu pelouro da cultura, continua a dar ao estudo do legado de Carlos Relvas esta mostra é mais um contributo para a valorização e divulgação das coleções de tão relevante autor do início da história da fotografia.

No decorrer dos últimos anos, o tratamento do espólio, tanto em termos documentais como a nível de restauro dos negativos e transferência de suportes, tem contribuído para o aumento do interesse pelo estudo da obra fotográfica, investigação das coleções e divulgação de originais, através de exposições que recentemente têm vindo a público com abordagens em termos de análise técnica, mas também artística, das várias tipologias das composições fotográficas de autor.

A partir do seu estúdio da Golegã, e com diversas finalizações em termos de impressão, Carlos Relvas deixou impregnados nos seus vidros testemunhos únicos e admiráveis do universo da arte fotográfica, com elevados níveis de perfeição e precisão técnica.

A exposição abre ao público no dia 19 de outubro às 15h30 e pode ser visitada no horário habitual do museu: de 3ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 e aos sábados e domingos, das 14h00 às 17h30.

A entrada no Museu Municipal Carlos Reis é gratuita, incluindo as exposições temporárias.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design