Home »
08 OCT 2019
LEGISLATIVAS 2019 - Conheça os deputados eleitos em Santarém!
Por Jornal Abarca

No domingo Portugal foi às urnas escolher os seus representantes no parlamento para os próximos quatro anos. O distrito de Santarém elege nove deputados e, desta feita, dividiram-se em quatro do Partido Socialista, três do Partido Social Democrata, um da Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV) e um do Bloco de Esquerda.

Deixamos-lhe, aqui, o percurso de cada um deles.

PARTIDO SOCIALISTA:

Alexandra Leitão– É doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde é professora auxiliar desde 2011. Com 46 anos, fez parte do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República, e esteve no gabinete do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros do primeiro governo de António Guterres. Na anterior legislatura foi secretária de Estado Adjunta e da Educação e inicia agora o primeiro mandato como deputada da nação.

António Gameiro– É advogado, mestre em Administração e Políticas Públicas, doutorado em Direito Constitucional, presidente da Federação Socialista do distrito e parte, aos 49 anos, para o quinto mandato como deputado no Parlamento.

Hugo Costa– Natural do município de Tomar, 36 anos, é licenciado em Economia, estando a frequentar o mestrado em Economia e Políticas Públicas no ISEG desde 2011. Foi secretário nacional da Juventude Socialista, adjunto do gabinete da Presidência na autarquia nabantina e foi agora eleito para o segundo mandato como deputado, embora seja o mais jovem dos nove deputados por Santarém.

Maria do Céu Albuquerque– Natural de Casais Revelhos, Abrantes, é licenciada em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e pós-graduada em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz. No início de 2019, após mais de nove anos como presidente da Câmara Municipal de Abrantes, assumiu as funções de secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Agora, aos 50 anos, assume o lugar de deputada na Assembleia da República.

 

PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA:

Duarte Marques – Natural de Mação, 39 anos, fundou a Coopérnico, cooperativa para o desenvolvimento das energias renováveis, é sócio da Mosca Publicidade, vice-Presidente da HELPO (uma ONG para o Desenvolvimento) e membro de quatro comissões parlamentares. É deputado desde 2011, partindo agora para a sua terceira legislatura.

Isaura Morais– É licenciada em Recursos Humanos e tem uma pós-graduação em Gestão de Marketing. Em 2009 foi eleita presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, roubando uma autarquia que era socialista. Assume aos 53 anos, pela primeira vez, a cadeira de deputada no parlamento.

João Moura– Tem 48 anos, é o presidente da Assembleia Municipal de Ourém e foi, durante vários anos, professor, tendo-se depois dedicado à administração empresarial. É vogal da mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Leiria e deputado desde 2011.

 

COLIGAÇÃO DEMOCRÁTICA UNITÁRIA (PCP-PEV):

António Filipe– Jurista, professor universitário, e uma longa carreira directiva: foi membro do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito de Lisboa entre 1982 e 1984 e membro da Assembleia de Representantes entre 1982 e 1985, esteve na direcção do Conselho Nacional da Juventude em 1988 e da Direção Nacional, da Comissão Política e do Secretariado da Juventude Comunista Portuguesa. Aos 56 anos, é o mais experiente deputado do distrito de Santarém, estando com lugar marcado na Assembleia da República desde 1979! Foi Vice-Presidente da Assembleia da República de 2004 a 2009 e de 2011 a 2015. Actualmente, é membro da Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

 

BLOCO DE ESQUERDA:

Fabíola Cardoso– É professora de ciências, tem 46 anos, e uma conhecida activista pelos direitos das mulheres, nomeadamente das lésbicas, tendo fundado o Clube Safo em 1996. É a sua primeira experiência como deputada na Assembleia da República.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design