Home »
29 NOV 2019
A Vez do Tejo
Por Jornal Abarca

Salinização, poluição, escassez de água e baixos níveis freáticos exigem que, depois do Douro, do Mondego e do Guadiana, o Governo do país invista agora com urgência no maior rio da Península Ibérica.

Agora, e com alguma urgência, é a vez do Tejo e da sua bacia hidrográfica, que desde a construção há já mais de 45 anos das barragens de Belver (concluída em 1952), Fratel (1973) e de Castelo do Bode (concluída em 1951 no afluente Zêzere) pouco atenção tem obtido por parte dos responsáveis governamentais do país. A opinião é defendida e sustentada pelo tenente-general António José Maia de Mascarenhas, engenheiro civil de estruturas, que tem dedicado muito estudo e particular atenção aos problemas ligados a construções hidráulicas, tendo integrado ainda jovem a equipa do Ministério das Obras Públicas (MOP) que se dedicou ao Plano de Rega do Alentejo. (...)

"Está na hora de, dadas as alterações climáticas e com o nível freático cada vez mais baixo, olhar para o Tejo”, diz, ilustrando com o facto de no Entroncamento, onde reside, ter de se fazer um furo artesiano com uma profundidade superior a 100 metros para se encontrar água, quando a cidade está apenas 40 metros acima do nível do mar. (...)

Mas o rio tem ainda outras agruras, algumas delas produtos de segunda geração, e resultantes de outros males anteriores. “São os casos dos detritos sólidos resultantes das enxurradas e a decapagem de detritos devido aos incêndios, que é preciso tratar, mas com meios naturais". (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design