Home »
29 NOV 2019
A Feira de Payo de Pelle
Por Jornal Abarca
Foto: Arlindo Homem
Foto: Arlindo Homem

A 22 de Dezembro comemora-se 500 anos do Foral de Payo de Pelle, actual Praia do Ribatejo. As várias recriações históricas culminam com uma feira de época a realizar no fim de semana que assinala a data. Rita Inácio, promotora da ideia, pretende apelar à identidade da comunidade.

A feira, a realizar nos dias 21 e 22 de Dezembro, surge então desta “necessidade urgente de valorizar a memória colectiva” sendo fundamental instigar nas pessoas o dever de “valorizar a nossa história para poderem valorizar o sítio onde vivem”. Durantes estes dois dias Praia do Ribatejo volta no tempo e toda a caracterização respeitará a época utilizando roupa ou produtos adequados. “Até as pessoas que participam nas actividades terão nomes da época”, conta Rita. (...)

As raízes de Payo de Pelle são, por isso, muito extensas. No tempo, mas não só: “As pessoas hoje em dia falam mais do Castelo de Almourol, mas esse não era o castelo mais importante do nosso território”, revela. “O Castelo de Ozêzar era a fortificação que protegia Payo de Pelle e toda a região para cá do rio”, diz. O Castelo de Ozêzar situa-se na encosta por trás de onde hoje fica o cemitério de Praia do Ribatejo, havendo ainda vestígios das linhas que definiam a área do mesmo. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design