Home »
23 JAN 2020
Torres Novas - Exposição Ó de Anabela Mota no Museu Municipal Carlos Reis
Por Jornal Abarca

O Museu Municipal Carlos Reis inaugura no próximo dia 8 de fevereiro, pelas 16 horas, a exposição Ó de Anabela Mota, inserida na iniciativa Emergência 2020, um programa de exposições de arte contemporânea em Torres Novas, que surge na sequência da aposta do município em novos artistas portugueses.

A iniciativa tem curadoria de Mafalda Duarte Barrela, sendo que o tema da primeira edição do Emergência 2020 é «Ambiente, Humanidade, Antropoceno», devido à urgência em refletir sobre questões ambientais que não só afetam o mundo a nível global, mas também numa escala local.

Em Ó, Anabela Mota inspira-se na figura da Nossa Senhora do Ó para explorar a dicotomia entre luz e escuridão. A luz surge como metáfora para vida através da expressão «dar à luz», que evoluiu da antiga expressão «dar a luz a». Assim, é a figura materna da Senhora do Ó que detém o poder de ofertar vida a quem não a tem, trazendo a criança da escuridão do útero para a luz do dia através do parto. A luz é, de facto, um dos grandes temas na obra de Anabela Mota, também distinta por várias representações da natureza a nível macro e micro. Atenta aos pormenores dos fenómenos naturais, a artista capta, através de vídeos, fotografias, pintura e escultura, a sensibilidade dos mesmos.

Anabela Mota é uma artista portuguesa com raízes torrejanas, com mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e cujo trabalho já se encontrou exposto em diversos locais, nomeadamente no Museu do Oriente (Lisboa), na Galeria Bang Bang (Lisboa), na Galeria Maxila Space (Londres), entre outros. Sendo uma artista bastante eclética nas suas obras, trabalha com vídeo-instalação, fotografia, escultura e pintura e é também curadora e professora no atelier Aberto, em Lisboa.

A exposição Ó estará patente na galeria de exposições temporárias no Museu Municipal Carlos Reis até 22 de março, estando agendada uma visita comentada pela curadora no dia 19 de fevereiro e uma sessão de slow art, que consiste na apreciação lenta de obras de arte e posterior discussão, no dia 4 de março.

Horário:
3ª a 6ª feira  9h00-12h30 e 14h00-17h30
Sábados e domingos  14h00-17h30
Encerra às 2ªs feiras e feriados

A entrada no Museu Municipal Carlos Reis é gratuita.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 212 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design