Home »
04 FEV 2020
Olhos de Água, o Nosso Gerês
Por Jornal Abarca
Vista de um dos quartos do Alojamento Local, com o rio em frente
Vista de um dos quartos do Alojamento Local, com o rio em frente

A nascente do rio Alviela, no limite do concelho de Alcanena, é um dos mais belos pontos a explorar em Portugal pelos amantes da natureza. Recentemente abriu um bar com alojamento local que se pretende impor pela distinção. Rui Louro, o proprietário, não tem dúvidas: “É o nosso Gerês".

Entre os locais a visitar nesta rota destaca-se a “ribeira dos Amiais”, que faz a fronteira entre os concelhos de Alcanena e Santarém, na localidade de Amiais de Baixo. Aqui se cria um dos mais maravilhosos fenómenos fluviais que poderá encontrar em Portugal, desaparecendo nas rochas para voltar a aparecer. A “ribeira dos Amiais” esconde-se no interior de uma rocha através de uma galeria resultante da erosão por uma extensão de cerca de 250 metros. Mais à frente a “ribeira dos Amiais” reaparece aos nossos olhos. (...)

Rui Louro, 49 anos, natural de Amiais de Baixo, empresário ligado ao sector das madeiras e derivados, era um dos que lamentava o estado em que o edifício, numa das barreiras com vista para o rio, se encontrava. “Passei aqui muitas tardes quando era mais novo, chamávamos a Ti Lídia que morava aqui ao lado e ela vinha sempre bem-disposta atender-nos”. As bebidas eram mantidas frescas na gruta que existe dentro do próprio espaço e essa é uma memória que Rui transportou para o bar que aqui abriu em Novembro de 2019: “A gruta serve de adega, mantém o vinho a uma temperatura excelente”. (...)

Rui não tem dúvidas de que “o nosso espaço destaca-se pelo requinte, pela qualidade do serviço, pela zona envolvente, o ar puro da serra, pela experiência que oferecemos” e deixa o convite: “Este é o nosso Gerês”, diz orgulhoso.
 
Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design