Home »
17 MAR 2020
Covid-19: Mulher de Tomar acusa positivo. É o primeiro caso na região.
Por Jornal Abarca

Uma mulher residente em Tomar, funcionária da autarquia local, acusou positivo ao Covid-19, o novo coronavírus que tem colocado o mundo em alerta, tornando-se assim no primeiro caso da doença na região do médio Tejo.

Segundo Maria dos Anjos Esperança, Delegada de Saúde de Tomar, trata-se de uma “mulher jovem e trabalhadora activa”. Em declarações ao abarca, a clínica revelou que a doente apresentou sintomas comuns como “cefaleias e febre, que fizeram os médicos desconfiar” da possibilidade de estar infectada. Neste momento a doente “foi encaminhada para o Centro Hospitalar do Médio Tejo e, daí, será encaminhada para um dos hospitais de referência”.

Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar, confirmou ao abarca que se trata de “uma funcionária da autarquia que já não se encontrava ao serviço desde quinta-feira [dia 12 de Março]”, data em que apresentou sinais da doença, “e desde aí que estava a ser monitorizada pelas autoridades de saúde”.

A edil sublinha que se trata de uma funcionária que “trabalha num edifício interno, sem ligação a outros edifícios e sem contacto com o público”. A Câmara Municipal de Tomar já adoptou um conjunto de medidas desde segunda-feira, que incluem o encerramento do atendimento presencial, e assim irá continuar.

A possibilidade de ter sido contagiada pela doença no norte é elevada tendo em conta que recentemente a mulher se deslocou “a nível pessoal a um evento desportivo ao Porto”, segundo a presidente da autarquia.

A Delegada de Saúde informou ainda que “localmente foram identificadas as pessoas que contactaram com ela para se saber como estão neste momento e se fazer um acompanhamento da evolução do estado de saúde” garantindo que “as pessoas que contactaram com ela ficarão em quarentena profilática durante 14 dias”, esclarece. Entre estas pessoas encontram-se seis colegas de trabalho da mulher segundo nos informou Anabela Freitas.

O Covid-19 já infectou mais de 187 mil pessoas em todo o mundo causando mais de 7500 mortes. Em Portugal registou-se ontem, 16 de Março, a primeira vítima mortal da doença e estão diagnosticados 448 casos positivos.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 208 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design