Home »
01 JUN 2020
CHAMUSCA - Ascensão 2020 foi "um sucesso"
Por Jornal Abarca
Foto: CM Chamusca
Foto: CM Chamusca

Para que ninguém precisasse de sair casa, o município da Chamusca levou a festa até mais perto de todos, directamente do Coração do Ribatejo para o mundo, através das redes sociais. Durante nove dias foram emitidos concertos em directo e em formato interactivo, entrevistas, celebrações religiosas, showcookings, ateliers temáticos e muitas horas de imagens e de memórias de edições anteriores da Semana da Ascensão.   

A "Ascensão 2020 – Edição Fique em Casa", que decorreu de 16 a 24 de Maio, vai ficar certamente na memória dos chamusquenses e de todos quantos assistiram às mais de 60 horas de conteúdos difundidos ao longo dos 9 dias, nesta que foi uma festa muito diferente, "em casa como nunca, mas memorável como sempre".

Pela primeira vez na região, e numa iniciativa pioneira a nível nacional, o município da Chamusca transformou a festa maior do concelho, a Semana da Ascensão, numa celebração virtual, com diversos conteúdos a serem transmitidos em vídeo e em direto através das redes sociais do município, nomeadamente, através da página oficial do Facebook.

Esta foi a resposta encontrada pela autarquia ao inevitável cancelamento do evento no seu formato habitual e presencial, devido às limitações impostas pela pandemia Covid-19.

Nestes dias diferentes, em que não foi possível viver a Semana da Ascensão como seria o desejado, foi possível ainda assim viver como nunca o espírito da partilha da festa, em tantas imagens recordadas das edições anteriores da festa, mas também através das novas imagens, nos 10 concertos em direto e nas muitas horas de outros conteúdos preparados para promover as tradições, mas também para apoiar os agentes económicos e culturais que fizeram da edição de 2020 da Ascensão um sucesso.

As estatísticas finais das visualizações, das partilhas e das interações das publicações, na página oficial do Facebook do município, são a face visível deste enorme abraço coletivo virtual. Apesar da distância física e da ausência de eventos presenciais, a autarquia sublinha que acredita que os chamusquenses estiveram juntos, em casa, entre amigos e em família, todos em Ascensão.

Em 9 dias, registou-se um aumento de 220% no alcance das publicações do município no Facebook, que significa um total de 708 mil pessoas alcançadas pelos diversos conteúdos publicados. Entre as 60 horas de emissão, em directo e em conteúdos pré-gravados, registaram-se mais de 438 mil visualizações dos vídeos publicados e mais de 75 mil interações com esses vídeos (comentários, gostos e partilhas).

Sendo um evento digital, a edição da Ascensão 2020 foi para lá das fronteiras da Chamusca e do nosso país. França, Brasil, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha foram algumas das localizações que interagiram com a edição online da Ascensão

Paulo Queimado, presidente da Câmara Municipal da Chamusca, agradeceu "a todos os que contribuíram, directa ou indirectamente, para a realização da Ascensão 2020” deixando “o reconhecimento pelo sucesso alcançado” Ainda assim, o desejo para 2021 passa por “realizar a Festa no seu formato habitual".

Para o autarca, "o importante foi que os chamusquenses sentissem que não ia haver um vazio durante o período da Ascensão" em altura de pandemia. "A festa é o tempo do recomeço, como um ano novo para todos os chamusquenses, um renascer da natureza e do nosso sentimento de pertença a esta comunidade. Não podíamos deixar de assinalar, de alguma forma, este sentimento de pertença da Ascensão", frisa Paulo Queimado.  

Todas as imagens dos concertos e outros conteúdos emitidos continuam disponíveis na página oficial de Facebook do município e no Canal Youtube.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design