Home »
01 JUN 2020
REPORTAGEM - Vem aí a bela sardinha!
Por Jornal Abarca

Dia um de junho de 2020, é o dia em que a frota portuguesa da pesca de cerco de pequenos pelágios sai para o mar para trazer alguma alegria à mesa dos portugueses com a captura da nossa sardinha ibérica, a prata do mar por todos aguardada.

São, a nível nacional, 120 traineiras que abalam para o oceano raso com os seus mestres e restante tripulação de pescadores divididos entre a esperança na safra e a apreensão em tempos de Covid-19. “Vamos para o mar entre uma expetativa positiva e a ansiedade. No que diz respeito ao recurso, a sardinha, há uma boa notícia, os últimos cruzeiros científicos realizados no final de 2019 e o cruzeiro realizado já na primavera deste ano comprovam a recuperação da sardinha para níveis biológicos fortes, há sardinha com abundância na nossa costa para pescar este ano. (...)

A vida dos pescadores que partem em traineiras para a pesca de cerco à sardinha, e este ano já fizeram nas últimas semanas pescarias ao carapau e à cavala, é uma vida árdua, mas autêntica, empenham-se todos os dias até ao limite para terem o que pôr em cima da toalha da mesa. Têm uma compreensão legítima do mar. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design