Home »
17 JUN 2020
GOLEGÃ recebe busto de Ricardo Chibanga
Por Jornal Abarca
Foto: Farpas
Foto: Farpas

O toureiro espanhol Morante de la Puebla ofereceu no dia 12 de Junho a José Veiga Maltez, presidente da Câmara Municipal da Golegã, um busto do toureiro moçambicano Ricardo Chibanga, falecido a 16 de Abril de 2019. A obra, da autoria do escultor espanhol Martín Lagares, será colocada junto ao Café Central, muito perto do monumento que nos lembra outro toureiro, Manuel dos Santos.

A inauguração da obra estava marcada para 28 de Março, mas teve de ser adiada devido à pandemia da Covid-19. Para a mesma data estava agendado, inclusive, um festival em homenagem a Ricardo Chibanga na Chamusca, celebração adiada para o mês de Outubro por força das restrições causadas pela pandemia.

No acto de entrega do busto, que decorreu durante um jantar, estiveram presentes, além dos referidos Morante de la Puebla e José Veiga Maltez, os criadores Manuel e Carlos Veiga, a filha de Ricardo Chibanga, Anete, ainda Pedro e Fernando Marques, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chamusca, Nuno Castelão.

Ricardo Chibanga, nascido a 8 de Novembro de 1942 em Lourenço Marques, actual Maputo, capital de Moçambique, estabeceu-se em Portugal criando raízes na Golegã, onde viria a falecer.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 214 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design