Home »
03 SET 2020
ABRANTES - Autarquia apoia Diocese a recuperar património
Por Jornal Abarca

O município de Abrantes e a Diocese de Portalegre e Castelo Branco assinaram a 18 de Agosto um protocolo para colaboração técnica, científica e financeira vocacionada para a salvaguarda e valorização do património religioso - material e imaterial - da Diocese, inserido nas 17 paróquias localizadas no concelho de Abrantes.

As duas entidades vão juntar-se para inventariar, estudar, conservar, reabilitar e divulgar o património religioso e cultural, culminando com a elaboração das Cartas Municipal e Diocesana do Património Religioso de Abrantes, em sintonia com os instrumentos municipais de gestão e planeamento do território. A parceria visa também criar condições com vista à candidatura do projeto “Rotas do Sagrado” ao Turismo de Portugal.

Para Manuel Jorge Valamatos, presidente da autarquia, o património religioso “tem um papel importante no espectro cultural”, explicando que esta parceria é importante porque a intenção é também “colocar este património à disposição da nossa comunidade e das pessoas que nos visitam”, recordando que o município de Abrantes tem vindo a posicionar o seu património cultural como activo distintivo do território e da sua matriz identitária, contribuindo para o desenvolvimento turístico.

O protocolo prevê um apoio financeiro da Câmara Municipal de Abrantes à Diocese de Portalegre e Castelo Branco de 24 mil euros, por dois anos, e define a forma como os recursos humanos e meios técnicos e tecnológicos das duas entidades se vão articular para suporte às diversas acções.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 79%     Sim
 21%     Não
( 230 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design