Home »
09 OCT 2020
MAÇÃO - Parque arqueosocial do Andakatu está em construção
Por Jornal Abarca

Está a nascer em Mação, no Calvário, ao lado da Capela, por cima das Piscinas Municipais, num magnífico espaço que é, desta forma, requalificado com a construção do Parque Arqueosocial do Andakatu. Este Parque foi iniciado com o apoio do programa de inserção social POISE, ao qual o Instituto Terra e Memória - ITM apresentou um projeto e ganhou.

A Câmara Municipal de Mação, como parceira social do ITM através do seu Museu de Arte Pré-histórica de Mação, associou-se a este projecto, com apoio logístico e financeiro. Andakatu é um personagem nascido em Mação que, vestido com “roupas” de caçador paleolítico ou agricultor neolítico, protagoniza e conduz dos ateliers cujos conteúdos (discurso e materiais didácticos) têm por base a transformação da paisagem, a tecnologia, a arte rupestre, a transição da caça e recoleção para o agro-pastoralismo, transformações sociais, equilíbrio e sustentabilidade dos recursos ambientais.

O Parque Arqueosocial é efectivamente um campo de experimentação de tecnologias pré-históricas e saberes tradicionais. Ali, os participantes podem vivenciar processo produtivos do passado, nomeadamente ligados à agricultura, criação de gado, fabrico de utensílios e construção de diversas estruturas. O Parque foi criado como projecto cultural museológico para promover o encontro entre gerações e combater a discriminação e estigmas relacionados com a idade, promovendo o envelhecimento activo.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 79%     Sim
 21%     Não
( 230 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design