Home »
20 OCT 2020
ENTRONCAMENTO inaugura centro de apoio à integração de migrantes
Por Jornal Abarca

O município do Entroncamento, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, inaugurou o CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes), numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira.

Esta cooperação ficou formalizada com a assinatura do protocolo entre as duas entidades, pelo presidente da Câmara Municipal, Jorge Faria e pelo Vogal do Conselho Directivo do Alto Comissariado para as Migrações, José Reis.

O Centro Local do Entroncamento é o 107º do país e tem como missão ir além da informação, apoiando em todo o processo do acolhimento e integração dos migrantes, em diversas áreas, nomeadamente na sua regularização, nos pedidos de nacionalidade, habitação, educação, saúde, entre outras questões do quotidiano.

Durante a cerimónia protocolar a Secretária de Estado, Cláudia Pereira, afirmou estar feliz por estar presente neste momento que marca a inauguração do CLAIM e reforçou a importância das instituições trabalharem em rede: "Os CLAIM são a resposta de proximidade e de integração dos migrantes na comunidade onde trabalham, onde têm os filhos na escola e ondem vivem", referiu, e acrescentou ainda que "a população em Portugal cresceu, o que não acontecia há 10 anos, assim como a Segurança Social beneficiou de 650 milhões de euros, dados que reflectem a população migrante no nosso país".

O presidente da autarquia, Jorge Faria, acrescentou ainda que a população do Entroncamento tem vindo a crescer, com cidadãos de diferentes nacionalidades que escolhe a cidade para fixar residência, pela qualidade de vida, da educação e dos cuidados de saúde que encontram no concelho. O CLAIM irá apoiar estes cidadãos, articulando com as diversas estruturas locais a sua integração, assim como promovendo a interculturalidade a nível local”.

Estiveram presentes nesta inauguração, elementos do executivo municipal, o presidente da Assembleia Municipal, os presidentes de Junta de Freguesia de São João Baptista e Nossa Senhora de Fátima, o director do Departamento de Apoio e Assistência Migratória do ACM, o Inspetor Coordenador do SEF de Santarém, o ciretor do Centro de Emprego e Formação Profissional do Médio Tejo, a directora do Núcleo de Intervenção Social da Segurança Social, a coordenadora do Núcleo Local de Inserção, a directora do Agrupamento de Escolas do Entroncamento, a coordenadora do CLDS 4G e a representante do CERE, entre outros convidados.

O CLAIM Entroncamento funciona no Edifício do CENPRE, situado na Rua Infante de Sagres, nº 41 – A, 2330 -165 Entroncamento, de segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h00.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design