Home »
04 OCT 2021
CONSTÂNCIA | V FICOC de 29 a 31 de Outubro
Por Jornal Abarca

A quinta edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão irá realizar-se de 29 a 31 de Outubro no concelho de Constância. Ana Elias, promotora do evento, mostra-se feliz com o regresso depois da pandemia.

É desta: depois de cancelado em 2020, devido à pandemia, e de ter sido cancelado quando o seu regresso estava marcado para Julho, devido a um surto de Covid-19 no concelho de Constância, a quinta edição do Festival Internacional do Carrilhão e do Órgão do CICO (FICOC) está finalmente de regresso nos dias 29, 30 e 31 de Outubro.

Ana Elias, do CICO - Centro Internacional do Carrilhão e do Órgão, revela um “sentimento de esperança” pelo regresso do certame. Apesar de 2021 ser ainda “em versão light do festival”, Ana Elias promete em 2022 regressar “em grande, com um festival digno desta região e dos instrumentos que a mesma detém”.

Um rico programa musical será apresentado ao público por carrilhanistas e organistas nacionais e estrangeiros, promovendo e valorizando, no concelho, a presença do maior e mais pesado carrilhão itinerante do mundo, o Carrilhão LVSITANVS, e da relíquia cultural que é o Órgão Histórico da Igreja Matriz de Constância.

A carrilhonista aponta como principais novidades “o concerto de Órgão e Eufonio no dia 30 de Outubro na Igreja Matriz de Constância e o concerto Disco Carrillon, onde o carrilhão LVSITANVS, apoiado por faixas pré-gravadas, faz uma viagem pelas canções disco mais emblemáticas dos anos 70 e 80”, numa iniciativa inovadora que pretenderá captar a curiosidade dos espectadores.

Com este evento, pretende-se despertar a atenção dos entusiastas do carrilhão dispersos pelo planeta para as peculiaridades de Constância e a capacidade que esta possui para se afirmar como um local estratégico na valorização do carrilhão e do órgão no mundo.

Recorde-se que Constância possui o maior e mais pesado carrilhão, o Carrilhão LVSITANVS, relativamente ao qual se têm proferido excelentes opiniões tanto pela sua estética como pela sua concepção e sonoridade. Este instrumento que faz as delícias de quem o ouve, vai despertando também, e em simultâneo, expectativas e desejos de novas experiências na área da musicalidade. Assim se têm realizado múltiplos concertos por várias regiões do nosso país e do estrangeiro dando a conhecer a todos mais uma das distinções de Constância.

Na Igreja Matriz da vila, está guardada outra relíquia de índole cultural, o Órgão Histórico de Constância. Instalado no coro alto da Igreja, data de 1827 e é da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, uma das figuras cimeiras da organaria portuguesa. Este órgão tem merecido, por parte de quem o visita, bastantes elogios tanto pela sua qualidade sonora como arquitectónica e pela cuidada manutenção que o tem mantido musicalmente em condições de funcionamento.

 

Dia Mundial da Música em Constância e Montalvo
No âmbito do Dia Mundial da Mùsica, que se celebrou a 1 de Outubro, o CICO promoveu dois espectáculos no primeiro fim de semana do mês em Constância e Montalvo. Dada a hora de fecho desta edição não podemos confirmar a sua realização.

Para dia 2, no Jardim-Horto de Camões, em Constância, estava prevista os TINTINNABVLVM apresentarem um recital de música medieval e renascentista que incluía a declamação de poemas sefarditas e de Luiz Vaz de Camões.

No domingo seguinte, no Jardim Dr. Luís Soares, em Montalvo, a carrilhanista Ana Elias e as suas alunas Matilde Esteves, Sofia Pereira e Carolina Vélo, apresentaram um programa preenchido com peças a duas e quatro mãos no Carrilhão LVSITANVS.

Ana Elias considera esta uma forma de mostrar “como em tempos de pandemia, jovens e crianças conseguiram manter um grupo de música medieval e renascentista vivo”.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 77%     Sim
 23%     Não
( 279 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design