Home »
12 JAN 2022
VN BARQUINHA | Obras de requalificação na Igreja da Atalaia terminadas
Por Jornal Abarca

A Igreja Matriz de Atalaia, Monumento Nacional do concelho de Vila Nova da Barquinha, ganhou um novo visual depois concluídas as obras de intervenção iniciadas em Maio de 2021.  A requalificação estrutural do interior, a instalação elétrica do exterior e interior (com o objetivo de aumentar a eficiência energética), assim como a reabilitação dos pavimentos do adro, foram as principais intervenções da empreitada. A operação confere ao edifício um reforço estrutural e um embelezamento que é agora bem visível.

Com um custo de cerca de 370 mil euros, a obra foi cofinanciada a 85% pelos fundos comunitários, através do Programa Operacional Centro 2020, no âmbito do investimento na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património histórico-cultural de elevado interesse turístico.

Em breve será implementado um programa de promoção do monumento, com atividades culturais e de visitação.

A Igreja Matriz da Atalaia é um dos mais belos exemplares da arquitetura renascentista em Portugal. Possui, no seu interior, azulejos policromados, amarelos e azuis, de grande efeito artístico do século XVII. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, foi mandada edificar cerca de 1528 por D. Pedro de Meneses, Conde de Cantanhede. A sua traça foi elaborada por João de Castilho, sendo os programas decorativos do portal principal e do arco cruzeiro da autoria de João de Ruão, naquela que é uma das primeiras obras feitas pelo mestre normando em Portugal. Este edifício do século XVI é considerado Monumento Nacional desde 1926.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 77%     Sim
 23%     Não
( 288 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design