Home »
12 JAN 2022
VN BARQUINHA | Gripe Aviária confirmada em patos mortos no Parque Ribeirinho
Por Jornal Abarca
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

O município de Vila Nova da Barquinha recebeu hoje da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), após análises efetuadas pelo INIAV – laboratório nacional de referência para as doenças dos animais - a confirmação da existência de um foco de gripe aviária do subtipo H5N1 de alta patogenicidade (GAAP) em patos mudos encontrados mortos no parque ribeirinho de Vila Nova da Barquinha.

Este é mais um foco desta doença que confirma um elevado risco de disseminação da gripe aviária de alta patogenicidade no país. O diagnóstico da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) em aves selvagens não exige a definição de zonas de restrição.

Neste momento as medidas fundamentais a aplicar pelos criadores de aves são o confinamento das aves e o reforço da biossegurança e das boas práticas de produção avícola, destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, assim como os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves. Acresce a vigilância e notificação de suspeitas para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo que minimizem a disseminação da doença.

Neste sentido, a autarquia interditou o parque ribeirinho ao público, solicitando aos munícipes que não alimentem os animais na zona do parque evitando assim a aproximação dos mesmos, que não circulem no perímetro sinalizado a fim de não ser um agente de propagação do vírus em capoeiras ou cativeiros onde coabitem espécies que sejam afetadas por esta gripe.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 77%     Sim
 23%     Não
( 288 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design