Home »
30 DEZ 2022
SAÚDE | CHMT cumpre 4 anos de hospitalização domiciliária com meta superada
Por Jornal Abarca

A Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD) do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) celebra hoje quatro anos de existência. Durante este período foram 603 os utentes da região do Médio Tejo que puderam estar a receber cuidados de saúde altamente diferenciados a partir do conforto do seu lar, junto das suas famílias, em vez de estarem internados numa enfermaria e numa cama de um Hospital do CHMT.  

O marco dos mais de 600 internamentos em quatro anos de atividade da UHD foi atingido a partir das seis camas "virtuais" que o CHMT disponibiliza desde 2018 (tendo obtido certificação de qualidade das mesmas pela norma IS0 9001 desde 2019). 

Estas camas são, na realidade, as camas que estão nas casas dos doentes, e que podem ser convertidas em modelo de hospitalização domiciliária desde que cumpridos determinados requisitos – nomeadamente, critérios clínicos, bem como critérios sociais e psicológicos, mas também os geográficos (um máximo de 30 quilómetros de distância, ou 30 minutos de viagem desde a sede da UHD, localizada na Unidade de Abrantes do CHMT).  

O público-alvo deste modelo de assistência hospitalar do CHMT centra-se numa população maioritariamente idosa, com elevada prevalência de doenças crónicas e com diversas patologias. A média de idades dos doentes admitidos na UHD do CHMT dos últimos quatro anos foi de 66 anos.  

As patologias mais frequentes dos doentes que foram admitidos para internamento no domicílio nos últimos quatro anos foram as infeções respiratórias, urinárias, dos tecidos moles, as úlceras e erisipelas nos membros inferiores, osteomilite e endocardite. 

A UHD do CHMT também já prestou cuidados de saúde em casa a utentes com doença pulmonar obstrutiva crónica agudizada, a doentes portadores de insuficiência cardíaca descompensada, e a doentes com cancro, em fase paliativa ou com episódios infeciosos. A referenciação mais frequente provem do Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Abrantes e as enfermarias de Medicina Interna das três unidades do CHMT.   

Nos primeiros onze meses de 2022, o CHMT já prestou assistência em modelo de hospitalização domiciliária a 132 doentes, registando-se uma taxa de ocupação das camas da UHD do CHMT superior a 93%. 

Em média, estes utentes estiveram internados ao domicílio um período de 12,8 dias, nos quais tiveram toda a assistência médica e de enfermagem garantida. Há a registar um acumulado de 1645 dias de internamento em casa, com esta enfermaria "virtual", constituída por seis camas. 

 

255.000 km percorridos em 4 anos 

Este resultado é fruto do trabalho de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde do CHMT. A equipa de Hospitalização Domiciliária do CHMT é composta por sete médicos – um médico em permanência e uma equipa de seis clínicos de prevenção –, cinco enfermeiros, que são apoiados por outros cinco profissionais de saúde (assistente operacional, assistente social, assistente técnico, farmacêutico, nutricionista e um administrador hospitalar responsável). 

A Unidade tem alocada uma viatura automóvel, que ao longo dos últimos quatro anos percorreu 255 mil quilómetros a levar mais saúde aos 603 doentes internados. 

Diariamente esta equipa organiza o seu dia em três turnos, para dar uma resposta humanizada e de proximidade aos utentes, mas garantindo que a máxima segurança e qualidade a partir das quatro paredes dos domicílios dos utentes. 

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 73%     Sim
 27%     Não
( 367 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design