O Município de Vila de Rei implementou há um ano, no início de maio de 2016, um novo sistema de gestão documental e de processos, no âmbito do seu processo de modernização administrativa.
Com este novo sistema, o Município deu um significativo salto qualitativo na prestação de serviços ao cidadão, através do aumento da rapidez da comunicação interna (com maior segurança e fiabilidade na tramitação dos documentos nos serviços camarários), da promoção da eficiência dos serviços prestados e da consequente redução dos custos de contexto.
Ao longo deste primeiro ano, o sistema registou 11.181 documentos de entrada (correspondência) e gerou 13.432 documentos criados pelos serviços camarários.
O serviço permite também desmaterializar toda a documentação, possibilitando a gestão global e eficaz dos processos, com o rápido acesso electrónico a todos os conteúdos documentais (reduzindo custos com a desmaterialização dos suportes físicos tradicionais).
A adesão ao novo sistema de gestão documental possibilitou ainda a criação de uma plataforma de serviços online, que conta já com cerca de 130 inscritos, e a implementação do sistema de facturação electrónica.