Home »
04 SET 2019
Rotas para renascer Mação
Por Jornal Abarca

Um conjunto de cidadãos do concelho de Mação criou as “Rotas de Mação”, uma série de 16 percursos para valorizar o município. O objectivo final passa pela criação de um geoparque em Mação até 2025. Leonel Mourato, filho da terra, explica o que é o projecto e como este pode ajudar a renascer Mação.

Leonel Mourato, empregado bancário no Porto nascido em Ortiga há 50 anos, explica previamente que “as Rotas de Mação são um projecto que vai muito mais além dos caminhos pedestres”. Ou seja, pretende-se criar algo maior que rotas para caminhadas, actualmente tão em voga. “Podemos criar um geoparque em Mação”, assume como objectivo a longo prazo. “Temos um elevado nível geológico e de património, inclusive reconhecido pela UNESCO”. Trata-se de aproveitar aquilo com que a natureza abençoou Mação e deixar de chorar o destino. (...)

Ficar a chorar sobre terra ardida não é para Leonel, um dinamizador nato. “Tenho uma máxima: quando caímos do cavalo temos de o montar logo outra vez”. Ou seja, reagir rapidamente para atenuar as feridas. Os incêndios que afectaram Mação são uma tragédia, mas “não são um entrave, são uma oportunidade” para o projecto: “Temos a oportunidade de fazer tudo bem, só temos de andar para a frente”. (...)

São, portanto, 16 rotas idealizadas pelo grupo para o concelho. A primeira é a de Mação, a que já está homologada e é, por isso, a PR1 (Pequena Rota 1). As outras estão já definidas e passarão pelo tal processo até serem homologadas: Ortiga Sul, Ortiga Norte, Penhascoso, Matas, Envendos, Carvoeiro, Cardigos Sul, Cardigos Norte, Brejo e Bando dos Santos, Bando dos Codes, Amêndoa, Aboboreira, Queixoperra, Ladeira e Casas de Ribeira/Caratão. (...)

Poderá ler o resto da reportagem na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design