Home »
30 OCT 2020
TORRES NOVAS - Basta promove "marcha lenta & buzinão" contra a poluição ambiental
Por Jornal Abarca

O movimento ambientalista Basta está a organizar uma marcha lenta e buzinão, para o dia 7 de Novembro, em forma de protesto contra a constante poluição ambiental causada pela empresa Fabrióleo, situada em Carreiro da Areia.

O ponto de encontro marcado para o protesto é precisamente no Largo da Igreja de Carreiro da Areia, às 16.00h, e daí passará por alguns pontos emblemáticos como a aldeia de Pintaínhos, Meia-Via, Entroncamento, Riachos, Nicho de Riachos, entrando na cidade de Torres Novas e terminando na Praça 5 de Outubro.

O Basta luta há alguns anos contra a poluição causada pela empresa que, inclusive, já foi proibida de laborar pelo IAPMEI. A Fabrióleo mudou as suas instalações para Vendas Novas mas, segundo o Basta, muitos dos líquidos são transportados para Torres Novas e entregues ao rio Almonda. No dia 22 de Outubro uma publicação do movimento no Facebook denunciava “marcas de escorrimento de líquidos pelas paredes da ETAR da Fabrióleo”, onde era possível “observar que, em todos os pontos em que os líquidos terão tocado no solo, a vegetação ficou queimada”. A publicação terminava de forma pragmática: “São equações simples”.

O problema já foi alvo de reportagem do jornal abarca na peça “A ribeira da Boa-Água e dos maus-cheiros”, em Agosto de 2018, e já em 2020 na entrevista a Pedro Triguinho, um dos integrantes do Basta.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design