Home »
16 ABR 2013
Câmara de Abrantes aprova protocolo para criação de bombeiros voluntários
Por Jornal Abarca

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou esta segunda feira, dia 15, um protocolo que permite a criação de um corpo de bombeiros na Associação Humanitária de Voluntários já existente. A proposta foi aprovada com os votos a favor dos vereadores eleitos pelo PS e com a abstenção dos vereadores eleitos pelo PSD. O vereador do ICA não participou nesta reunião.

A autarquia presidida por Maria do Céu Albuquerque (PS) vê assim ratificada a sua pretensão de ceder a gestão do corpo de bombeiros municipais a uma associação criada para o efeito, processo que tem sido contestada pelo Sindicato e pela Associação Nacional de Bombeiros Profissionais.

"Um corpo de bombeiros integrado na Associação Humanitária (AHBVA) está em melhores condições para prosseguir a missão de prevenção e segurança contra riscos de incêndio, acidentes, socorro e participação em atividades de proteção civil a levar a efeito de forma coordenada no concelho de Abrantes", justifica a autarca, em comunicado.

Esta decisão, acrescenta, "gerou nos últimos dias várias reações na opinião pública e publicada, passando em alguns dos casos a imagem de que a Câmara se está a desobrigar das suas responsabilidades em matéria de proteção civil e, mais grave, que o processo poderá pôr em causa o socorro às populações ao concelho".

O documento adianta que "muito do que tem sido dito não corresponde à verdade", apontando para "limitações impostas pelas leis orçamentais recentes, incapacidade de meios para suportar um corpo de bombeiros totalmente profissional" e a "redução da disponibilidade de pessoal para a prestação de atividades de bombeiro voluntário", trabalhos que a Câmara de Abrantes deixou de poder gratificar.

O protocolo vai permitir à autarquia "investir e disponibilizar os meios necessários para que o corpo de bombeiros funcione com as melhores condições possíveis".

A Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP) e o Sindicato de Bombeiros Profissionais (SNBP) anunciaram na sexta-feira a realização de um protesto em Abrantes com corporações de todo o país em defesa da manutenção dos bombeiros municipais naquele município.

Em comunicado conjunto, os representantes daquelas duas entidades afirmam acompanhar com "preocupação e perplexidade" as decisões tomadas pela Câmara de Abrantes no que toca ao destino que pretende dar à corporação de bombeiros municipais, constituída por um corpo misto de profissionais e voluntários.

 

PSD absteve-se

Os vereadores eleitos pelo PSD referem as dúvidas suscitadas pelo comunicado da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e do Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais e justificam a sua abstenção com "a pouca e contraditória informação" disponibilizada e com a "má experiência com a aprovação do anterior protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Constância, que, afinal, não era tão transparente, nem inocente, como aparentava".

Os comunicados podem ser lidos  aqui

 

 

notícias relacionadas

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design