Home »
02 MAI 2018
Entrevista - João "Espanhol": Amolador bastião da liberdade
Por Jornal Abarca
A Casa Espanhol, em Torres Novas, é uma das mais antigas lojas da região mas fechará portas em Maio. O proprietário, João ‘Espanhol’, tornou-se uma figura emblemática na cidade. Aos 88 anos, recorda o seu trajecto: as origens, a política, a loja quase centenária e a música.
 
A entrada da loja não deixa margem para dúvidas sobre as origens dos proprietários. Bem visíveis estão penduradas duas bandeiras, a de Portugal e a da Galiza. João Lopes nasceu em Torres Novas mas o pai, João Lopez, era natural da cidade galega de Ourense. “O meu pai veio fugido da ditadura à procura de um sítio mais escondido, então foi para Mira d’Aire, no meio da Serra, e ele amolava lá tesouras". (...)
 
Se a decoração da Casa Espanhol denuncia as origens do proprietário, também é bastante esclarecedora em relação às opções políticas de João Espanhol. Logo à entrada um cartaz exulta um “Que viva Abril!”, enquanto na parede há dois cartazes exibidos com orgulho: um com uma criança a segurar um cravo, outro com a imagem de Álvaro Cunhal, histórico líder do Partido Comunista Português. (...)
 
João José Lopes nasceu 7 de Maio de 1929. “Quando o meu pai morreu eu tinha 11 anos, foi quando fiquei a tomar conta da loja, pouco ou nada sabia da profissão. Mas disse à minha mãe: «Amanhã vou abrir a loja», e no dia a seguir ao meu pai morrer abri eu a loja. Era pequena, arranjávamos chapéus-de-chuva, fazíamos amolações, peneiras e crivos, sobretudo. (...)
 
Outra das grandes paixões da vida de João Espanhol foi a música. “O Conjunto Níger surgiu a convite de um senhor que era bancário, juntamos mais três elementos e fizemos o Conjunto. Foram 50 anos a cantar!”, relembra. “Com os Níger corri o país de norte a sul, íamos para o Algarve, actuar no Casino durante 4 meses, ficava o meu irmão na loja”.
 
Poderá ler o resto da entrevista na edição em papel do Jornal Abarca, disponível nos postos de venda habituais.
(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
Sim
Não
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design