Home »
09 OCT 2019
Em memória de Manuela Silva, a mulher das causas sociais
Por Jornal Abarca
Foto: Público
Foto: Público

Faleceu, a 7 de Outubro, Manuela Silva, antiga Secretária de Estado para o Planeamento no I Governo pós-25 de Abril e professora catedrática no ISEG entre 1970 e 1991. Foi dela, em parceria com Alfredo Bruto da Costa, o primeiro estudo profundo sobre a pobreza em Portugal: “A Pobreza em Portugal”, obra-mestre para investigadores e activistas, que teria seguimento com “A Pobreza Urbana em Portugal” e “Um Olhar Sobre a Pobreza – Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo”. 

Manuela Silva fica para a história como uma mulher, economista, defensora de igualdades sociais, de justiça, da paz, do desenvolvimento e da espiritualidade.

Gabriel de Oliveira Feitor, historiador e cronista do abarca, lembra que “Alcanena deve-lhe a gestão do PRODESCA - Projecto de Desenvolvimento Económico-Social do Concelho de Alcanena, iniciado no Outono de 1966” e "várias iniciativas de cariz social, económico e cultural, como o grupo de jovens que deu origem à associação Juventude Amizade e Convívio".

Em 2016, numa crónica intitulada “PRODESCA: 50 anos depois (I)”, o historiador lembrava o papel de Manuela Silva nesse processo. Um texto que pode recordar aqui.

À família e amigos enlutados, abarca manifesta profundas condolências.

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 81%     Sim
 19%     Não
( 204 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design