Home »
17 NOV 2020
Vhils cria mural junto ao mar em homenagem a José Saramago
Por Jornal Abarca

Vhils, nome artístico de Alexadre Farto, conhecido pelas suas obras elaboradas com recurso a berbequim, criou um mural em homenagem a José Saramago, Prémio Nobel da Literatura em 1998, que completaria ontem 98 anos de vida. A obra, que pode ser consultada aqui, foi criada junto ao mar no concelho da Lourinhã.

Na legenda da publicação Vhils incluiu uma passagem da obra "A Jangada de Pedra", romance do autor português: "Quantas vezes, para mudar a vida, precisamos da vida inteira, pensamos tanto, tomamos balanço e hesitamos, depois voltamos ao princípio, tornamos a pensar e a pensar, deslocamo-nos nas calhas do tempo com um movimento circular, como os espojinhos que atravessam o campo levantando poeira, folhas secas, insignificâncias, que para mais não lhes chegam as forças, bem melhor seria vivermos em terra de tufões".

Vhils é famoso por várias obras como a homenagem em calçada feita a Amália Rodrigues e, mais recentemente, pela participação no podcast de Bruno Nogueira, onde esculpiu, na madrugada de 25 de Abril, o rosto de Zeca Afonso ao som de "Grândola, Vila Morena".

José Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922 na Azinhaga, concelho da Golegã. No seu discurso ao receber o Prémio Nobel, em Estocolmo, a 07 de Dezembro de 1998, recordou os avós maternos e a infância na aldeia.

Em Dezembro de 2018, recordámos as origens do escritor à boleia dos vinte anos da atribuição do Prémio Nobel da Literatura, numa reportagem que pode ler aqui. Numa visita à Fundação José Saramago, na Azinhaga, Vítor Guia, amigo e antigo presidente da Junta de Freguesia local, recordou o homem que "não só nasceu na Azinhaga, como só poderia ter nascido aqui".

(0) Comentários
Escrever um Comentário
Nome (*)

Email (*) (não será divulgado)

Website

Comentário

Verificação
Autorizo que este comentário seja publicado



Comentários

PUB
crónicas remando
PUB
CONSULTAS ONLINE
Interessa-se pela política local?
 78%     Sim
 22%     Não
( 238 respostas )
© 2011 Jornal Abarca , todos os direitos reservados | Mapa do site | Quem Somos | Estatuto Editorial | Editora | Ficha Técnica | Desenvolvimento e Design