edição impressa
Veja os destaques
da edição impressa
e consulte as edições anteriores
 
 
 
 
 
  opinião
  cartas dos leitores
 
dossiers

. Ponte do Tramagal
. Barragem de Almourol
. Eleições

  roteiro
  farmácias de serviço 2011
  contactos úteis
 
arquivo

. Especiais
. Reportagem
. Entrevista
. Em Discurso Directo

 
 
  Aniversário Abarca
  Campanha de Assinaturas
 
 
    avisos meteorológicos
       
    estado do tempo
       
    risco de incêndio
       
    alertas da protecção civil
 
 
 
 
 
   
 
 
 
 
1.julho.2011 |
Incêndios: Fase Charlie arranca hoje com menos meios
 

Arranca hoje, dia 1 de Julho, a Fase Charlie do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF) 2011. Esta fase, que se prolonga até 30 de Setembro, é considerada a época ano em que o risco de incêndio é mais elevado, e em que os meios de combate elevam os níveis de prontidão.
Durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que se prolonga até 30 de Setembro, vão estar operacionais 9210 elementos (menos 775 que no ano passado), 2018 viaturas (menos 158) e 42 meios aéreos (menos 14), além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da GNR.
Os cortes no dispositivo de combate a incêndios é justificado com o “período de necessária contenção da despesa pública”, tendo o anterior secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, estimando uma poupança de 11,5 milhões de euros para o Estado na redução dos meios de combate.
Além da redução de meios, a época mais crítica em fogos florestais também começa com mais área ardida e ocorrências do que ano passado. O relatório provisório da Autoridade Florestal Nacional (AFN) indica que a área ardida entre Janeiro e Maio mais do que duplicou em relação ao mesmo período de 2010. Nos cinco primeiros meses do ano arderam 6755 hectares de florestas e registaram-se 3676 ocorrências de fogo.