A Associação de Geminação de Abrantes com os apoios da Câmara Municipal de Abrantes (subsídio de transporte), do Comité de Jumelage (famílias de acolhimento) e do Foyer Gabrielle Bordier (subsídio de estágio) de Parthenay-França teve, mais uma vez, o privilégio de poder proporcionar a alguns jovens abrantinos (1 em Julho e 3 em Agosto ) uma estada de 4 semanas em Parthenay.
Aqui fica o testemunho de de Liliana Brejo e Miguel Silva:
“No dia 31 de Julho partiram de Abrantes três jovens que escolheram passar um mês diferente em Parthenay, França, cidade geminada com Abrantes.
Liliana Brejo, Mariana de Castro e Miguel Silva de 19, 18 e 20 anos, respectivamente, partiram em busca de novas experiências ao serviço dos outros. De Arnedo, Espanha (também esta geminada com a cidade de Parthenay) juntou-se aos nossos jovens, uma jovem de 26 anos, Asúncion, carinhosamente conhecida por todos como Asun. Durante o mês de Agosto fizeram um estágio no prestigiado centro de deficientes psico-motores francês foyer Gabrielle Bordier, tendo sido hospedados por famílias de acolhimento francesas que se disponibilizaram a acolher os nossos jovens. Foram todos muito simpáticos e acolhedores. Mesmo sendo uma língua estrangeira mostraram-se todos compreensivos e predispostos a auxiliarem-nos.
No foyer Gabrielle Bordier desempenhávamos o papel de animadores. Tínhamos como monitores principais Tony e Sylvie, que nos ajudavam a tornar os dias dos residentes diferentes. Sentimo-nos todos bem recebidos por todos. Os residentes foram todos bastante acessíveis, acolhedores e afectuosos.
Neste mês, para além do tempo passado no FGB, também tivemos algumas saídas com alguns residentes e animadores. Entre elas, visitámos o parque medieval “Puy du Fou”, o festival das diferentes danças do mundo “Confolens”, a versão francesa do nosso Portugal dos Pequeninos, porém em relação aos diferentes tipos de castelos do mundo, de nome “Châteaux de la Loire”, bem como o zoo “Doué la Fontaine”, entre outros.
É um mês que nos deixa saudades. Esperamos no futuro regressar a tão simpática cidade e rever os amigos lá criados.
Temos a agradecer a todos por nos terem possibilitado esta experiência. E esperemos que mais jovens a aproveitem.”